Nós, seres humanos somos criaturas sociais. Precisamos de interação, por isso desde os primórdios da nossa evolução na Terra tratamos de nos unir em tribos, famílias, cidades e montar nossa vida em sociedade. Quando temos um problema, logo pensamos em conversar sobre, desabafar, ouvir a opinião do outro. Quando pensamos nos motivos para buscar uma vida melhor, poder ter mais momentos de lazer e bem estar com quem amamos é uma das luzes mais fortes de fé dentro de nós. Não é da nossa natureza sermos sozinhos.
O caminho de estudos até a aprovação em um concurso público pode parecer solitário, mas não precisa ser. É importante cultivarmos uma rede de apoio. Não é produtivo achar que todos são seus concorrentes, ou que compartilhar informações te coloca em desvantagem. Já é difícil abrir mão do lazer, investir tempo e dinheiro nos estudos, se nos fecharmos na nossa própria bolha solitária a trajetória fica absolutamente mais cansativa.
Ter colegas que estão estudando para concursos é um alento. Troca-se conteúdo, ganha-se incentivo, apoio e torcida. Busque e mantenha esses grupos, ninguém melhor do que outro concurseiro para entender seu caminho, as dores e problemas que você enfrenta. Família e amigos até tentam, mas para quem nunca estudou para concursos, falta a empatia de entender que nenhum dia é igual ao outro.
Cursos presenciais, grupos na internet, em vários lugares você encontrará pessoas com o mesmo objetivo que você. Não se force a enfrentar tudo isso sozinho. E no final quando forem aprovados nos concursos que tanto querem vão poder comemorar juntos e ter essa ligação eterna.
Ranganathan não faz milagre, estudar sim!
Thalita Gama
Muito bom!
É uma pena que no momento não tenho essa rede de concurseiros para partilhar. Pelo menos por perto.
Obrigada mais uma vez pelo texto.