Qual caminho seguir?

Hoje o assunto do blog vai um pouco além dos concursos. Converso com muitos bibliotecários e tanto entre recém formados quanto os que já tem uma estrada, ficam em dúvida sobre os caminhos a seguir na carreira.

Alguns me perguntam por exemplo sobre quando começar a estudar para concursos. Isso é muito relativo, mas eu acredito que você estudando normalmente para a faculdade já é o primeiro passo. Percebo que a maioria dos bibliotecários tem deficiências profundas em conhecimentos básicos da nossa área. Os motivos para isso são muitos, a questão é que, uma boa formação, ainda na faculdade, é o primeiro passo a aprovação.

E o mestrado? E a pós?

Se você tem planos de ser professor universitário um dia e seguir carreira acadêmia, vale o investimento de tempo e disposição. Lembrando que com toda certeza seu tempo será comprometido para outras atividades, mestrado é puxado.

Por outro lado, em alguns concursos existe a prova de títulos, que privilegia os que já tem uma formação extra e experiência de trabalho. Essa “vantagem” é valiosa nesses certames. Não valoriza o recém formado.  Além do que em vários órgãos existe o plano de carreira, onde vantagens financeiras são acrescidas ao salário pela formação.

E se eu quiser só estudar para concursos, compensa? Se você tem condições financeiras e apoio para isso, é uma boa opção. Tendo a consciência da dificuldade que é o estudo exclusivo. Não é fácil ter essa disciplina.

Pela atual conjuntura do país, não estamos tendo tantos concursos quando na era de ouro que foi 2010-2014. Isso não deve tirar seu foco, pois os concursos ainda existem e vagas também, a questão é que não estão abrindo com tanta frequência.

Minha sugestão que você deve adaptar a sua realidade pois não existe certo ou errado:

Se você está na faculdade, aproveite as oportunidades de bolsas, iniciação científica, estude de verdade para aprender, vai valer a pena. Quando estiver no último ano da faculdade comece a encarar com mais seriedade os concursos se essa for sua vontade. 

Se você já trabalha em empresa privada e quer entrar em um concurso, pense em fazer uma pós a distancia para poder ter um título e vá estudando no tempo que der para as provas. Essa era a minha realidade e deu certo. quando entrei no serviço público já tinha terminado a pós e já comecei ganhando mais.

Estudar nunca é demais, todavia não acho que mestrado é para todos, que vida acadêmica é para todos. Tem que gostar e ter perfil. 

Boa sorte nas suas escolhas.

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Thalita Gama

12 comentários em “Qual caminho seguir?”

  1. Ótimo texto, Thalita!
    Realmente a formação básica de (muitos?) bibliotecários têm deficiências. Para corrigir isso só estudando. Acho que a gente ainda se conforma muito com o que o professor fala, acha que é suficiente. É importante, mas está muito longe de ser suficiente. Isso se influencia na hora de estudar para concursos porque se você já tiver o hábito de estudar de modo mais consciente e autônomo na graduação isso vai se refletir tanto na sua formação básica quanto no seu estudo para concursos, pós e etc. Além de, obviamente, ajudar na hora de atuar profissionalmente. Sempre que penso sobre essa questão da formação / estudo / educação continuada na Biblioteconomia fico com a impressão (as vezes leve, as vezes nem tanto) que a gente tem medo de aprender.

  2. E no caso de uma outra graduação? Eu me formei em Biblioteconomia, na Unirio. Estou cogitando a possibilidade de pedir reingresso para Arquivologia.
    Vi que a grade tem muitas coisas em comum e eliminaria uns 2/3 períodos.
    Valeria a pena em vez de investir numa pós , por exemplo?

    1. Clarissa acho que depende da sua estrutura de vida. Seu foco é mais ter um emprego ou continuar a estudar? Pq mesmo cortando disciplinas a faculdade vai te “prender” um pouco, se vc mora longe ainda vai ter todo o tempo de deslocamento. Tenho uma amiga que fez isso na UFF mas só depois que foi aprovada em um concurso, são escolhas. Pense na sua realidade e coloque na balança essas vantagens e desvantagens! Abraços

  3. Esse seu post caiu como luva nesse momento X na minha vida. Obrigada por essa coincidência e os conselhos.

  4. Jaqueline Bispo

    Mais uma vez parabenizo pela temática. E concordo plenamente com a questão do perfil para seguir carreira acadêmica.
    Como meu foco é trabalho e preparação para concursos, estou focando muito neles. Além de formação à distância em cursos online.

    Grande abraço

  5. Oi, Thalita!
    Tenho pensado bastante em iniciar uma pós, mas confesso que tô um pouco indecisa. Vc poderia sugerir alguma instituição que tenha EAD?

  6. Olá Thalita! Estou em dúvida qual pós-graduação cursas: Gestão de documentos jurídicos ou Gestão de documentos e informações. Pela sua experiência, qual seria a melhor opção, levando em consideração o mercado de trabalho?? Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Rolar para cima