Escritórios móveis: estudando fora de casa

Nem sempre a gente pode ou consegue estudar dentro de casa. E nem sempre a gente quer. Mas neste post, vamos dar dicas para montar um “escritório móvel” de estudo! Vamos lá?

A primeira coisa a se pensar é: o que eu preciso? Na noite anterior, separe com cuidado o material que vai ser usado no estudo do dia seguinte. Lembre-se: quanto mais coisa você separar, maior o peso. Então, a sua organização deve acompanhar o seu planejamento de estudo, mas também a sua força.

Sugiro o seguinte check-list:

• Notebook ou tablet (com carregador)
  • Fone de ouvido
  • Régua de energia
  • Caderno de anotação
  • Estojo com caneta, lápis, borracha, corretivo, marcador de texto
  • Livro do conteúdo que está sendo estudado
  • Uma ou duas opções de lanche (fruta, biscoito, barra de cereal, chocolate)
  • Garrafa de água
  • Objetos de uso diário (Carteira com documentos, cartão, dinheiro, chave do carro, de casa, etc)

Pronto. Preparou a mochila? Agora vamos pensar: o que um bom local para os seus estudos deve ter?

• Boa localização
  • Mesa e cadeira para estudo (de preferência individual)
  • Boa iluminação
  • Tomada disponível
  • Rede wi-fi com internet de boa velocidade
  • Ambiente silencioso
  • Banheiro próximo
  • Opções de restaurante ou copa para o almoço
  • Climatização adequada
  • Horário de funcionamento compatível com seus estudos

Certo? Sabemos que bibliotecas são boas opções mas que nem sempre atendem às nossas necessidades. E olha que essa lista nem está exaustiva, né? Não consideramos, aqui, por exemplo, que o ambiente deve ser acessível. O fato é: na hora de escolher o local de estudo, podemos investigar as bibliotecas próximas a gente, mas também podemos considerar outras opções.

Em alguns condomínios existe um espaço para trabalhar e estudar que pode ser muito útil. Também existem cafeterias com bons preços para a utilização do espaço comum e até com refil de cafezinho coado. Os co-studing spaces tambés tem crescido em oferta e melhorado muito as opções de preços e de pagamento.

Mas existem locais menos óbvios, também. Eu curto estudar no clube, por exemplo. Também acho bem ok estudar em espaços mais movimentados, como livrarias, praça de alimentação de shopping ou até lounge de hotel. Eu prefiro ambientes com algum barulho do que ambientes completamente silenciosos. Mas é uma questão de preferência, mesmo.

Seja qual for o seu estilo, é importante ter opções e saber montar seu espaço com conforto e segurança. Quando estiver andando pela cidade, avalie se um ponto atende às suas necessidades e anote, no seu celular mesmo, a localização. Assim, quando você precisar, não vai perder tempo pesquisando.

E você? Onde prefere montar seu escritório? Deixe aqui nos comentários sua Cidade-UF e o local que você indica e o porquê!

Abraços e até semana que vem!