Caos informacional – O dilema. 

Opções. Vivemos com muitas opções. Nunca antes, seres humanos tiveram tanto poder de escolha. Claro que falo de uma parcela da população que tem recursos suficientes para isso. Porém, se você está num curso superior ou já se formou, concluo que sua vida foi recheada de opções. Desde o curso que você iria fazer, até a roupa que está usando hoje, passando pela música no seu fone e no almoço que te espera na marmita. Tudo isso foram escolhas suas.  
E escolher um material de estudo? Puts, bate uma dúvida né? 
Muitas opções, muitos valores, como escolher em qual investir? 
Já contei que quando eu estava no começo dessa caminhada de estudos para concursos em biblioteconomia, existiam poucos materiais, então haviam poucas opções. Atualmente a realidade se mostra mais atraente com mais opções de escolha e gosto. Jamais viria aqui falar que o que faço, minhas aulas e materiais são os melhores da área. Eles são sim, o melhor que posso oferecer nesse ponto de vida onde estou. Espero que ano que vem seja melhor ainda, e que seja uma subida constante. 
No geral quando se trata de estudos, é preciso misturar exaustividade e precisão, não se perder nas múltiplas opções, buscando ser assertivo, contudo com uma folga que permita analisar um ponto de vista sobre vários ângulos. Exemplo, gosto de ler um livro e depois ler críticas sobre. Normalmente algum ponto de vista que não me ocorreu, tem a possibilidade de me fazer refletir. Estudar também é assim. 
A ciência em si se resume naquela frase “Enxerguei mais longe pois me apoiei nos ombros de gigantes”, e acompanhar a evolução dos pensamentos e teorias é parte do aprender. 
Quando estamos buscando apenas uma leitura de lazer então, mais e mais opções, ficção, ou biografia? Autoajuda ou algum livro religioso? 
E você, se sente muito perdido com tantas opções de livros e materiais? Tem algum critério especial? 
Me conta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Rolar para cima