Domingo a noite, estou organizando minha agenda da semana pensando em todas as obrigações e compromissos, encaixando aqui e ali horários para estudar e imagino que a sua realidade não seja muito diferente da minha. Fico imaginando que em muitos momentos você também se questiona o porque se dedicar tanto ao estudos. Por que “perder tempo” com isso.
Lembro que na faculdade durante a aula de Sociologia estudei Marx e minha professora na época ilustrou que para o trabalhador seu único artifício era sua força de trabalho, era sua única coisa a oferecer no sistema capitalista. Sim precisamos lembrar sempre que vivemos em um mundo capitalista. Somos criados desde a infância para termos um bom emprego e consequentemente/prioritariamente termos dinheiro. O sistema precisa transformar nossa força de trabalho em renda, que será gasta em bens e serviços fazendo a roda do dinheiro rodar.
Fui criada escutando minha mãe, uma mulher que não terminou o ensino fundamental, falar sobre a importância do estudo.Isso me marcou muito. Ela me ensinou que somente a partir dele eu conseguiria “ser alguém na vida”, tentei na medida do possível seguir essa linha. O dinheiro nunca sobrou lá em casa, mas tudo relacionado aos estudos meus pais se esforçaram a me dar. Nunca fui mega inteligente, mas sempre fui esforçada e esse sem dúvida foi a característica que me fez chegar até aqui já concursada e conseguindo concretizar o projeto do blog e do preparatório Santa Biblioteconomia.
Veja bem, em um mundo onde ter um corpo normal é defeito (já que todo mundo tem que ser iguais as modelos nas capas de revistas), ser honesto é ser trouxa, os exaltados são os que conseguem dinheiro fácil, me diga porquê “perdemos” tempo estudando tanto?
Eu considero a forma de ter uma melhor colocação no mercado de trabalho através do meu próprio esforço. Sem indicações, sem tretas. No concursos você estudou, acerto mais questões e fim de papo. Não há dúvidas sobre a sua capacidade.
Sendo mulher e sabendo que na nossa área somos a maioria, quantas vezes escutamos comentários machistas sobre nossas posições? ‘O que vc fez para trabalhar nessa empresa?” Nada melhor do que responder “Estudei e passei no concurso”
Estudamos muitos pois é uma saída honesta e digna para melhorar nossa realidade. Estudamos muito porquê é melhor 1 ou 2 anos de sacrifício do que passar a vida pensando que poderia ter dado certo.
E vou além, nada melhor do que termos planos, metas e conseguirmos realizar eles! É um banho de auto-estima e de amor-próprio!
Não tenha medo de se dedicar de verdade se você acredita nisso. Deixe que falem. Que se incomodem. Quem não faz nada é o primeiro a reclamar de quem faz.
Boa semana de estudos, vamos em frente!
Ranganathan não faz milagre, estudar sim!
Thalita Gama
Bacana, seu texto foi de encontro ao que estava pensando hoje depois da prova de ontem lá em Belém.
(:
Descrevendo minha vida seu texto, muito bom!
Valeu mesmo, Thalita. Boa reflexão!