É preciso treinar questões discursivas!

É sempre assim, aparece um concurso com questões discursivas e todo mundo fica desesperado. Como a maioria das provas é objetiva, ficamos acostumados a estudar sem treinar questões discursivas. Um grave erro.

Particularmente acredito que seria muito melhor que as seleções públicas fossem uma prova discursiva sobre temas pertinentes, estudos de caso ligados ao ambiente de trabalho e realidade da biblioteca do que o modelo atual.

Se existe qualquer possibilidade de uma pessoa ir em “enrolando” na prova objetiva, na discursiva é bem mais difícil. Exige uma preparação maior do candidato, tanto em relação a parte do português, quanto em relação ao “saber”  a matéria.

Saber a matéria muitas vezes é um detalhe. Saber escrever e colocar o que você sabe é o ponto chave! Lei muito e TREINE ESCREVER! Só assim você vai se sentir mais seguro na hora da prova!

Algumas dicas que em Biblioteconomia, geralmente funciona:

• Fazer relação com as 5 leis de Ranganathan

• O ambiente externo e a força que o mesmo exerce sobre o negócio biblioteca

• Mudanças muito rápidas no século XXI, a revolução das TICs, a sociedade da informação e do conhecimento

• O usuário como ponto central de qualquer problema na biblioteca

• Conhecimento do perfil da “clientela” e do contexto em que a organização atual – funciona em praticamente qualquer assunto da área

• A capacidade de se reinventar para atender as demandas do usuário sem perder espaço para os concorrentes, nem as adversidades.

Além disso se você está estudando para a UFF no RJ que tem prova discursiva, esse sábado agora dia 15 teremos o curso presencial com a Talita James, nossa professora que é fera nessa parte escrita, aproveitem a oportunidade! A metodologia do curso é exposição de dicas tanto sobre estudos de caso quanto de questões discursivas/dissertativas, você treina escrever EM SALA e a professora corrige junto com você!

Esse mesmo curso também vai acontecer em Campinas dia 12/01 com foco na UNICAMP!

Ambos os cursos dá pra se inscrever direto no nosso site ou manda um e-mail que passamos as informações: contato@santabiblioteconomia.com.br