Olá, tenho certeza que você já passou pela situação de precisar/ querer um livro da área e não encontrar pois ele esgotou. Sim, isso é muito comum. Nossa área publica pouco e esse pouco é impresso em poucas unidades.
Isso tem como consequência um acumulo de xerox! Pois precisamos da informação de qualquer jeito. Lembro que na época da faculdade precisei de um livro do Lancaster “Avaliação de bibliotecas” e na própria biblioteca da universidade eles só tinham uma xerox!
Temos 3 editoras mais famosas que mantém um monopólio das publicações:
Editora Briquet de Lemos que a anos adotou a política de não reemprimir livros, apenas publicar novas edições (o que complica a vida se o autor tiver morrido ou simplesmente não quiser editar). Recentemente adorou a política de só lançar livros digitais.
Editora Thesaurus Há um tempo não lança coisas novas em biblioteconomia. Eles também revendem livros da Briquet.
Editora Interciência que atualmente é a que mais publica. Ela tem uma loja física que dá desconto pagando a vista (:
R Hermengarda, 560 – Meier – Rio de Janeiro, RJ – Cep: 20710-010 – Telefone: (21) 2221-5065
Mesmo sabendo onde ir, é capaz de você não achar o livro desejado. E aí o que fazer?
Estante Virtual se tornou a minha solução. A Estante Virtual nasceu em 2005 da ideia de reunir, em um só lugar, os livros de sebos de todo país. Lá você encontra mais de doze milhões de livros seminovos, novos e usados, com acesso rápido e fácil a 1.300 livreiros de todo o país. E também uma pessoa física pode vender seus livros lá.
Mas e se você procurar na estante virtual e não achar também?
Aí está o pulo do gato.
Existe um mecanismo de rastreio no Estante Virtual chamado “Encontre pra mim” onde você cadastra o livro que quer e assim que um sebo/livreiro cadastrar esse livro você recebe essa informação por e-mail. Não é ótimo?
Claro que se você precisar para uma emergência isso pode não te atender, e aí é melhor você buscar uma biblioteca, a versão digital do livro ou com um amigo. Mas se é um livro que você quer ter a edição física, essa busca acaba sendo a solução ideal.
Passo a passo de como cadastrar sua busca:
1° Passo é criar uma conta de usuário e estar logado. Desça a página inicial toda e vá nesse link “Encontre pra mim” (Escondido né?)
2° Em cadastrar novas buscas coloque o seu livro desejado:
3° Passo: Aguarde. É só isso mesmo. Essas são as minhas buscas cadastradas. Quem tiver um desses preciosos e quiser me vender (ou quem sabe me dar né?) aceito 😀
Lindo e maravilho entretanto não é 100% confiável.
Algumas vezes, buscas que cadastrei não foram rastreadas por que o anunciante escreveu algo errado, ou não cadastrou na categoria certa. Muito comum eles cadastrarem nossos livros em Administração. Sendo assim pelo menos 1 vez por semana procuro manualmente os livros que quero e às vezes acho um perdido por lá. Porém essa estratégia do rastreio funciona e vale a pena!
Alguns livros que consegui comprar utilizando esse método do Estante Virtual:
Alguns livros, quando o livreiro sabe que é raro acabam ficando muito salgados….. aí vai da sua real vontade/necessidade de ter aquele livro em mãos. Contudo é ótimo quando o livreiro não tem noção do valor do livro e você pega uma raridade por uma micharia 😀
Durante a faculdade eu comprei alguns livros, mas depois que comecei a estudar para concursos tive que comprar muitos outros. Primeiro por que tem livros obrigatórios que caem em todos os concursos. Segundo por que eu gosto do papel e do livro bonitinho. Como minha condições financeiras não eram nem tranquilas nem favoráveis, tirei foi xerox de tudo o que achava importante antes de acabar a faculdade. Fiquei com uma biblioteca de xerox. (Que é um saco de guardar, ocupa muito espaço).
Depois que comecei o blog e a analisar questões, até começar a produzir material para comercialização e os cursos preparatórios ter os livros fisicamente passou de desejo e realização pessoal para obrigação e realização profissional. Eu preciso ter o livro 90% das vezes quando resolvo uma questão/ monto um material, para achar a página, referência etc.
Ter TODOS os livros é meio impossível, mas estou tentando adquirir os mais importantes e – principalmente – os que vejo que mais caem em concursos.
Estou tentando também me livrar das xeroxs que tinha, comprando os livros. Já consegui passar pra frente muita coisa agora só falta esses aí:
Acredite eram umas 10x mais rs
Importante frisar que é importante comprar os livros para valorizar nossa área e os autores. Xerox quebra galho mas nada se compara ao livro e seu impacto direto/ indireto no ciclo econômico.
Dica vinda dos comentários: O site Ebah no endereçohttp://www.ebah.com.br/ é uma rede de compartilhamento de livros inteiros, capítulos de livros e outros materiais acadêmicos. Existem muitos livros da área da Ciência da informação. Esgotados ou difíceis de encontrar e esse site oferece.
Amei as dicas…amo seu blog,sempre me surpreendendo…Parabéns e Sucesso!
Adorei! Você poderia criar um post com a bibliografia básica para os concursos. Beijinhos
Valeu a dica 😉
Olá
Dicas sempre valiosas! Concordo com a Lívia Barros em postar a bibliografia básica para concursos da área.
Abraços e obrigada!
Uma coisa que eu realmente não entendo é porque não se reeditam livros importantíssimos pra nós como “Como entender as linguangens documentárias” e “Planejamento estratégico”, da Barbalho e Beraquet? só pra ficar nos sempre pedidos até hoje.
Tb concordo com as colegas quanto a bibliográfia básica e e textos dispersos na internet que as vezes não temos nem conhecimento.
Valeu e parabéns pelo blog.
Interessante a profundidade que dá a sua profissão.
O Brasil precisa de mais profissionais competentes.
O site Ebah no endereço http://www.ebah.com.br/ é uma rede de compartilhamento de livros inteiros, capítulos de livros e outros materiais acadêmicos. Existem muitos livros da área da Ciência da informação. Esgotados ou difíceis de encontrar e esse site oferece.
Valeu vou adicionar no post!
Pingback: Onde vivem os livros de Biblioteconomia? | Estante de Bibliotecária