Ranganathan e a elaboração de tesauros

         

Estava refazendo uma prova da FCC e me deparei com essa questão aí. Nunca tinha visto esse esquema  e fui atrás de uma luz. Abaixo uma explicação que me ajudou muito, espero que ajude vocês também (:

        Postar questao

 

“O método de Categorização ou Facetação foi desenvolvido por Ranganathan na década de 1920 para a construção de Tabela de Classificação Bibliográfica.

Na elaboração de tesauros, esta metodologia fornece os princípios para agrupar conceitos de mesma natureza em Classes Gerais ou Facetas para construir cadeias e renques.

Inicialmente Ranganathan concebeu 5 Categorias Fundamentais: Personalidade, Matéria, Energia, Espaço e Tempo. Posteriormente, o Classification Research Group (CRG) na Inglaterra, desdobrou estas categorias, como se verá adiante.

Ranganathan não define Personalidade. Podemos identificar as classes de conceitos que pertencem a esta Categoria usando um princípio do hinduísmo, afirmando “não é isto, não é isto”, ou seja, não é nenhuma das outras Categorias. Matéria se refere a Materiais constitutivos de um objeto; Energia se refere a Ações, Operações, Processos, Técnicas, Fenômenos. Agentos dos processos. Espaço se refere a lugares e Tempo se refere a períodos.

A etapa de categorização auxilia no processo de pensar o domínio, não gerando qualquer registro e serve para orientar os profissionais no levantamento dos termos. Ela consiste em identificar as possíveis classes gerais (categorias) de conceitos que a área do conhecimento, objeto do tesauro, comporta. O exercício de categorização torna claro o domínio temático do tesauro e, como conseqüência, estabelece as bases para seleção dos termos, nas fontes de onde eles serão retirados

No processo de facetação de um domínio, você pode seguir a lista de categorias a seguir, desenvolvida pelo CRG e verificar se são aplicáveis à temática de seu tesauro.

Atenção: nem todos os domínios possuem manifestações (facetas) para todas as categorias. 

Coisas, substâncias, entidades
que ocorrem naturalmente
produtos
instrumentos
constructos mentais

Suas partes
constituintes
orgãos

Sistemas de coisas

Atributos de coisas
qualidades, propriedades, incluindo
estrutura
medidas
processo, comportamento

Objeto da ação (paciente)

Relações entre coisas, interações
efeitos
reações

Operações sobre coisas
experimentos, ensaios
operações mentais

 

Propriedades de atributos, relações e operações

Lugar, condição

Tempo

 

Tal lista facilita a análise de qualquer área de assunto ou de qualquer documento.”

 

Depois desse resumão já sabemos que o gabarito é letra E .

Referência da explicação, o site da Hagar Espanha – ótimo por sinal –  Disponível AQUI

 

 

Ranganathan não faz milagre, estudar sim! 

Beijos

Thalita Gama

3 comentários em “Ranganathan e a elaboração de tesauros”

  1. Eliene Gomes Vieira Nascimento

    Parabéns Thalita Gama pelo seu blog. Sou bibliotecário a 15 anos e olhando seu blog começei a refletir sobre assuntos como esse postado sobre elaboração de tesauros de como “sei pouco” preciso voltar a estudar. Abraços.

  2. Thalita, você poderia por favor me tirar uma dúvida? Tem uma questões que caiu da prova do IFCE sobre tesauros que me deixou em dúvida. A questão fala sobre Relação Hierárquica Monodimensional e pergunta qual das alternativas representa essa relação.. a assertiva correta é essa:
    Álcool Etílico
    USE ETANOL
    ETANOL
    UP Álcool etílico
    mas fiquei em dúvida com essa assertiva:
    Urbe
    USE CIDADE
    CIDADE
    UP Urbe

    Qual a diferença?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Rolar para cima