Essa é uma das desculpas para não estudar que eu escuto mais frequentemente. E longe de mim querer meter o meu bedelho na vida de quem quer que seja; dizer quem tem que fazer o que e quando no seu dia-a-dia. Mas como eu também já me usei dessa desculpa (sim,era desculpa. Não, não era motivo)eu me atrevo a contar pra vocês o que eu fiz da minha vida (e do meu tempo) pra começar a colecionar aprovações em concurso.
Entre 2007 e 2009 eu usava o lance do “eu trabalho e estudo” como uma super desculpa, mega segura, pra justificar o meu (muito mediano/péssimo) desempenho nos concursos em que eu me inscrevia.
Em 2009, eu comecei a organizar meu casamento, enquanto trabalhava e “estudava”. E aí eu comecei a perceber que quando eu “trabalhava e estudava” eu não tinha tanto tempo pra estudar. Mas pra planejar meu casamento eu tinha HORAS de internet, sábados e domingo INTEIROS em fornecedores e buffets. E aí, a verdade veio, bateu e machucou.
Eu não tinha era vontade real de passar em concurso. Por isso não me sentia motivada,pressionada por mim mesma, a estudar, a me organizar… Mas quando eu quero, eu consigo! E acho que todo mundo é assim.
Eu trabalhava em uma editora de material preparatório para concurso, e resolvi usar meu tempo de almoço pra estudar. Comprei uma apostila (funcionários tinham desconto!) para o concurso do Ministério da Saúde e devorei todas as páginas como se elas fossem o meu almoço… Foi minha primeira aprovação dentro das vagas! (Sim, teve casamento, e 22 dias depois do casamento teve mudança da Brasília pro Rio sem o noivo! ¯\_(ツ)_/¯)
Quando eu cheguei no Rio o hábito de estudar e ter uma agenda mais cheia já tinha sido desenvolvido. Então, continuei estudando e colecionando aprovações… Tirei vários períodos de férias para me intensificar os estudos, aproveitando cada segundo livre pra afundar a cadeira e absorver conteúdo, fazer provas anteriores das bancas…
O que eu quero dizer com essa conversa toda é:
1) A gente precisa identificar o que a gente quer e o que a gente precisa.
2) A gente precisa identificar o que atrapalha a gente (nunca falta tempo pra facebook, pra whatsapp, pra ir ao salão de beleza…)
3) Administrar o tempo não é arte, não é talento. É organização! Se a gente organiza INFORMAÇÃO, a gente não vai conseguir organizar agenda?
4) Ninguém começa a estudar se dedicando a isso por 8 ou 10 horas por dia. É gradual.
Sei que todos temos nossos compromissos e prioridades… Mas pensem o que pode e precisa ser feito pra começar a estudar 30 minutos por dia:
Almoçar sozinho, mais rápido, e usar o tempo restante pra estudar?
Pegar o ônibus pra voltar pra casa mais tarde pra ir sentado lendo um texto?
Desinstalar aplicativos de rede social no celular?
Acordar um pouquinho mais cedo nos fins de semana?
Dormir um pouquinho mais tarde durante a semana?
Todas (absolutamente TODAS!) essas opções eu fiz por pelo menos um tempo na minha vida…
Cheguei a conseguir estudar 6 horas por dia (mesmo trabalhando 40 horas por semana).
Pra quem não está estudando, fica minha proposta de adotar uma dessas opções e começar a estudar 30 minutos por dia, ainda essa semana. Pra quem já está estudando, fica meu convite para intensificar.
Depois me contem aqui nos comentários se funcionou ou não e o motivo, ok?
Pra embalar o estudo:
Pega a bic preta e pinta umas bolinhas.
Beijos!
TALITA JAMES
7 comentários em ““Eu não passo em concurso porque não tenho tempo””
Eu precisava mesmo ler isso. É exatamente a desculpa que eu uso e o retorno que eu precisava veio nesse texto. Gastava horas nas redes sociais reclamando da vida, desativei tudo e mesmo assim continuei desmotivada. Hoje vejo que somente eu posso mudar minha realidade e ficar parada esperando não é uma opção.
Falou tudo e mais um pouco 🙂
Oi Aline! Que bom que curtiu! Vem sempre e depois conta como foi a experiência, se conseguiu dar um up nos estudos… =)
Oi Aline! Que bom que gostou do texto!
Volte sempre e depois conta pra gente como foi a experiência, se conseguiu dar um up nos estudos…
Abraços!
Show!
Eu precisava mesmo ler isso. É exatamente a desculpa que eu uso e o retorno que eu precisava veio nesse texto. Gastava horas nas redes sociais reclamando da vida, desativei tudo e mesmo assim continuei desmotivada. Hoje vejo que somente eu posso mudar minha realidade e ficar parada esperando não é uma opção.
Força amanda!
Pingback: Plano de estudo de médio e longo prazo | Santa Biblioteconomia