Gosto de comparar a preparação pra concursos com a preparação física. Porque os dois envolvem tantas varáveis, e dependem tanto de disciplina, de autoconhecimento…
Voltar a estudar é como voltar a fazer exercícios depois de muito tempo parado. Por mais que a gente tenha tempo, grana, vontade, não dá pra chegar na academia e achar que vai puxar 300 quilos de ferro. Mesmo que a gente já tenha feito isso alguma vez na vida (eu nunca!).
Também não dá pra achar que, depois de um ano e tanto sem estudar, eu ia sentar na cadeira e estudar por 3 ou 4 horas seguidas, numa boa.
E é isso… Pra voltar ao meu ritmo eu estou tendo que me conhecer novamente. Estou reavaliando toda a minha rotina pra descobrir o que funciona atualmente pra mim, e o que não funciona. Melhores horários, melhores materiais, melhores esquemas.
Nesse período, além de reorganizar meu material, reler e resumir novamente os que já foi lido e resumido, antes de buscar novos conhecimentos, está sendo importante respeitar meus limites. Sei que passei por períodos em que minha cabeça e meu corpo aguentavam uma rotina de 12 horas de estudo (#FicaForte #FicaGrande #EspremeQueCresce não, pera…). Era o “intensivão” que antecedia cada uma das minhas “competições”. Óbvio que essa rotina se estendia por 25-30 dias, no máximo, e eu estava de férias do trabalho pra conseguir fazer isso…
Mas atualmente, não consigo sequer 2 horas na cadeira! Estou recomeçando e sei que tenho que retrabalhar todos os meus limites e estimular meu cérebro e meu corpo com as coisas queconsidero importantes e bacanas.
Mas as #DicasDaTata que eu deixo são:
-
A qualidade do nosso estudo depende da nossa disciplina. Se o máximo que você consegue “treinar” hoje, com qualidade, é 1 hora, dedique-se muito nessa hora. São 30 minutos? Que sejam 30 minutos de verdadeiro estudo!
-
Vá se cobrando para aumentar a “carga” de tempos em tempos.
-
Faça “avaliações” do seu desempenho, como na academia, a partir de provas antigas.
-
A “academia” é importante, mas o resultado depende do que tá dentro da gente. escolha um cursinho, mas lembre-se que ele não garante a sua aprovação.
-
“Equipamento” faz diferença: invista em material de qualidade, que esteja de acordocom as suas necessidades de estudo!
-
Por fim, alimente-se bem. Coma direitinho, conforme a nutricionista manda. (Nessa dica não tem analogia, não.)
E pra não perder o costume, música pra inspirar:
http://www.youtube.com/watch?v=I33u_EHLI3w
Talita, boa noite.
Vou recomeçar os estudos. Quais materiais vc me indica pra iniciar?
Abs.