Catalogação é um dos temas mais temidos quando o assunto é Concurso Público. É tanto conceitos, os códigos são enormes… Mas calma! Respira! A gente vai entregar o ouro de mão beijada em forma de pílulas!
Pílula de hoje? DGM!
Você sabe o que é DGM?
Designação Geral do Material [DGM] é o termo que indica a classe geral do material a que pertence um item, como gravação de som, gravação de vídeo, etc. É um dado opcional e se for usado na catalogação deve ser escolhido entre as listas estabelecidas para as agências britânicas (Lista 1), e para as agências da Austrália, Canadá e Estados Unidos (Lista 2). Escolha uma lista, desde que sempre use a mesma, nunca as duas para um mesmo acervo.
O código não oferece a opção de se criar um termo novo para a DGM, só para a Designação Específica do Material (DEM), elemento componente da extensão, na área da descrição física, e que não deve ser confundido com a DGM.
A designação geral do material deve ser registrada logo após o título principal do item, ou da última parte do título principal, em letras minúsculas, na língua da agência catalogadora e entre colchetes.
Dá uma olhada nesse exemplo (Folha de rosto, catalogação tradicional e catalogação em MARC21):
Gostou desse post? Aproveita pra mandar para aquela pessoa que não pode perder essa dica por nada!
E lembre-se: Ranganathan não faz milagre, estudar sim!
Abraços,
Talita James
Amei!! Sucesso.
Muito objetivo!