Nunca se esqueça que você ESTÁ em uma empresa, você ESTÁ em um cargo. Você NÃO é a empresa, e NÃO é o cargo que ocupa. Isso faz toda a diferença na forma com que a gente vê a vida!
Passar ou ser reprovado em um concurso não te define, e principalmente não te diminui.
Passar em concurso vai mudar sua vida? É claro que com recursos financeiros, sua vida pode ser mais confortável e seus objetivos materiais fiquem com o acesso mais fácil, porém, será que imediatamente você estará feliz? Será que basta riscar mais esse item da lista de “Conquistas esperadas” e depois passar o resto da vida satisfeito?
Provável que não. Seres humanos são naturalmente inconformados. Estamos sempre atrás de um desafio. Aquela máxima aproveite o caminho e não pense só no ponto final é totalmente verdade. Nosso fazer tem mais sentido na construção contínua!
Eu estudei mais de 2 anos antes de ser aprovada e convocada em um concurso público. Quando tomei posse minha sensação era de vitória e sabia a importância dessa conquista para minha família. Quando a adrenalina baixou fiquei durante muito tempo entendendo quer era essa Thalita, servidora Pública. E nesse novo papel social, qual a melhor forma de colaborar.
É fácil cair nas armadilhas do EGO e achar que somos insubstituíveis. Que a biblioteca é nossa. Infelizmente isso é muito recorrente. Acredite, somos altamente substituíveis, se você tiver um treco seu empregador contrata outra pessoa, se bobear mais barato ainda do que te paga.
Vale a pena carregas umas cruzes por cargo?
Faça o melhor trabalho possível, ajude seus colegas, não seja mesquinho com informações e técnicas. E quando algo te tirar do sério, lembre “Um CNPJ não vale um AVC” , então foque que você está, você não é. Que seu trabalho seja impactante o suficiente para que os outros sintam sua falta e não deem aleluia pela sua ausência.
Já tinha parado para refletir sobre isso? me conta aí nos comentários!
– Thalita Gama