Minha dica do coração, procure ser um profissional curioso. Precisamos de cultura geral para sermos bons bibliotecários, precisamos ter essa consciência.
Não adianta sinceramente, estudar anos e anos, passar num concurso, entrar e achar que seus desafios profissionais acabaram. Que você nunca mais vai precisar estudar biblioteconomia, acreditem escuto muito isso sendo professora.
Será que a nossa profissão só serve para ser porta de entrada de um “bom” emprego mesmo? Será que com todos os problemas que existem, não há nenhum estímulo aos bibliotecários pela atualização, capacitação, enfim, TESÃO pela sua formação e o impacto dela?
Bibliotecário, eu te convido a assumir que você é sim, um instrumento ESSENCIAL na sociedade, que seu trabalho IMPORTA.
Então, vamos continuar estudando? Lendo artigos, fazendo cursos, procurando uma crescente de conhecimentos, mesmo fora da academia? Inclusive se você já está no seu emprego dos sonhos.
“Ah eu não tenho mais saco de ler nada Thalita” ok, então que tal se envolver com a associação de bibliotecários do seu estado? Com o sindicato? Se envolver em outras atividades não necessariamente relacionadas ao estudo formal?
Temos que estudar e nos adaptar às mudanças super velozes do mundo, que ótimo. Longe de qualquer crença popular que ser bibliotecário pode ser “tedioso” acredito que nossa postura é o principal ponto. Mantendo-nos antenados e curiosos em relação ao universo que nos rodeia, independente do ambiente, o impacto, mesmo que seja no nosso micro cosmo, terá valido a pena!
Também acredita nesse ponto de vista? Me conta aí nos comentários! 🤜🏾🤛🏾