Você conhece os blocos Cornell? Eles são específicos pra ajudar na anotação utilizando o método Cornell.
Eu descobri o método Cornell quando passei na seleção do mestrado e adotei a técnica para absolutamente tudo relacionado à minha vida acadêmica e olha… Deu certo!
O método consiste em dividir a folha em 3 blocos de notas, e cada um tem uma função específica. Na coluna maior você deve fazer suas anotações, resumos, questionamentos… É o pedacinho dedicado ao seu texto!
A coluna da esquerda é dedicada a palavras-chave, dicas de estudo, percepções e insights que você tenha sobre o que está no texto.
Por fim, na base da folha, temos o espaço para sumarizar o conteúdo daquela página.
Para cada texto que eu precisava ler no mestrado eu criava um resumo, e em sala de aula eu utilizava a coluna lateral para as dicas que surgiam na discussão desses textos.
Para as aulas expositivas, eu anotava o conteúdo no campo maior; dicas e palavras-chave na coluna lateral, e ao estudar no final do dia eu resumia cada página em sua própria base.
Toda vez que eu encontrava uma citação importante para a minha dissertação eu já tinha um local específico para sinalizar, nos resumos e nas anotações das aulas expositivas, e isso tem facilitado muito a minha pesquisa.
Na época, eu desenvolvi um bloquinho meu, e acabei sorteando uns em cursos do Santa. Agora, temos um específico do Santa Biblioteconomia a venda, para que nossos alunos e leitores possam utilizar essa técnica em grande estilo! Já passou lá na lojinha pra garantir o seu?
Já usou a técnica? Fez alguma adaptação? Deixa seu comentário aqui pra gente!