Tudo começa com uma boa faxina. Organizar o material que você já possui parece o básico, mas dá bastante trabalho. Também é importante organizar seu espaço de estudo. Sua agenda. E aí, sabe o que acontece? Você se pega preso em um preciosismo de organização que sua vida passa a ser se organizar pra passar em concurso. Estudar, que é bom? Nada. Por isso, incentivamos que você organize, sim, seu material, seu ambiente e seu tempo. Mas tenha em mente que uma casa organizada como as do Pinterest são casas fotografadas sem uso. E tudo o que você está organizando, assim como os livros, é pra uso!
Cada um sabe bem onde seu calo aperta em termos de espaço, mas sugerimos que você mantenha à mão o material que de fato vai estudar. Ter na sua frente um monte de livros, apostilas, simulados, artigos pode gerar mais ansiedade que produtividade.
Divida seu tempo em ciclos. Sim, ciclos. Um ciclo mensal, por exemplo, em que você considera as horas de estudo e lazer e consegue planejar o que vai estudar, revisar e praticar. Deixe à mão apenas esse material. No fim do ciclo, avalie o que foi bom, o que foi ruim… E planeje o próximo ciclo de estudo levando isso em consideração. Mas… Como?
Uma ferramenta excelente pra gerenciar esses ciclos é o Trello. Você pode acessar no computador, no celular… Ele permite que você crie projetos específicos pra gerenciar sua vida. E sempre que você lembrar de alguma coisa que deve ser planejada, você cria um cartão de atividade e deixa lá, guardadinho! É uma ferramenta que você pode compartilhar com os amigos, caso tenha um grupo de estudo. Vai facilitar bastante ver tudo ali, organizado e classificado.
Nós usamos o trello, na Santa Biblioteconomia, para gestão das tarefas coletivas e individuais, e para guardar ideias de projetos futuros. É uma ferramenta de utilização simples, e compatível com outras técnicas de organização de tempo, gestão de equipes, e é amplamente utilizada nos ambientes corporativos.
Você já testou? Conta sua experiência, facilidades e dificuldades aqui nos comentários pra gente conversar sobre outras opções?!
Abraços,
Talita James