Hoje quero conversar sobre um dos maiores presentes que eu ganhei dos meus pais: O hábito de ler! Minha mãe é uma mulher que não terminou o ensino fundamental mas que me criou para que eu fosse uma pessoa que valorizasse os estudos, aquela história clássica de família humilde e suburbana, pais que querem um futuro melhor e mais promissor pros seus filhos. Porém durante a minha infância ela sempre estava com uma revista, palavras-cruzadas por perto. Já meu pai é um leitor voraz, do tipo que tem fila de leitura na mesa de cabeceira da cama, que comprava jornal todo dia e usa qualquer tempo livre para ler. E passou essa paixão pra mim também. Como? Através do exemplo e do incentivo.
Lembro que quando eu estava começando a aprender a ler, com uns 6 anos, eu amava os gibis da Turma da Mônica, e meu pai sentava comigo lendo todas as falas dos meninos e me incentivava a ler a das meninas. Outra estratégia que ele usou era ler para mim 1 capítulo de livro por dia, ele fazia umas encenações, era super engraçado e eu ficava fascinada em saber mais sobre a história que ele ia mastigando pra mim.
Outra forma de incentivo: Ele me levava na biblioteca do meu bairro. Me deixava escolher um livro pra ler com ele. Lembro perfeitamente das fichinhas atrás dos livros. Eu achava a biblioteca um mundo IMENSO. Não sei ao certo o quanto ter tido esse contato com livros e a biblioteca me incentivaram a ser uma bibliotecária, mas tenho certeza que todo esse incentivo e apoio ajudou na minha formação como LEITORA e formou em mim o hábito de ler, um presente que nunca poderei agradecer a altura, pois é algo que faz parte de mim, da minha personalidade.
Sinceramente, lembro de poucos presentes que ganhei, mas os momentos de atenção, de leitura em conjunto, os dias que minha mãe chegou cheia de gibi que ela comprou no sebo, os dias que fui na biblioteca, essas lembranças sim, são muito mais eternas do que um presente caro.
E pra você, o que o hábito de leitura representa?