Ah eu sei, muita gente entra no curso de biblioteconomia sem nem saber o que tá fazendo da vida. Sua mãe pode não ter chorado de emoção quando você explicou por alto o que faz um bibliotecário. Mas agora que imagino que você viva isso de uma forma mais intensa e tenha entendido nossa área, como está a forma como você se enxerga como profissional?
Proponho essa reflexão pois acredito que nós somos os maiores vendedores do nosso fazer e precisamos sim ter orgulho disso. Não me entenda errado, sei dos problemas, da anuidade cara, da falta de fiscalização e emprego. O ponto é outro. Como você se apresenta quando perguntam o que um bibliotecário faz? Qual a sua postura quando fazem piada de que você estudou 4 anos para guardar livros? Qual impacto você acredita que a nossa profissão tem na sociedade em que vivemos, a nossa democracia?
Esses são alguns questionamentos que acho que saudáveis na construção da nossa autoestima profissional, seja você servidor público, privado, desempregado ou estudante. Temos sim nosso papel na realidade social em que vivemos e é essencial nos apoderarmos disso. Nossa postura é o cartão de visitar que precisamos investir.
Vamos juntos nessa construção?