Olá pessoal! Muitos alunos mandaram a prova da UNICAMP por e-mail , então eu (Thalita Gama) e a Talita James, analisamos a prova e disponibilizamos aqui comentários e dicas sobre o conteúdo.
Vocês podem ver a prova objetiva AQUI , a prova Discursiva AQUI e o gabarito AQUI.
Além disso disponibilizamos em um PDF essa prova comentada que permite imprimir, ou salvar para estudar depois! APROVEITE AQUI.
________________________________________________________________________
31. Em relação aos links persistentes para documentos na web, é correto afirmar que:
(A) o W3C, formado por editores, sociedades científicas e editoras, teve início em 2001 visando implementar recursos XML para a comunicação científica e seus vínculos através de links no ambiente web.
(B) o ORCID é um sistema de identificação numérico para conteúdo digital que pode ser atribuído a artigos de periódicos, verbetes de enciclopédias, imagens, livros eletrônicos, qualquer conteúdo intelectual que necessite ter indicadores persistentes.
(C) o DOI é um identificador único de documento digital utilizado no registro da produção científica disponibilizada on-line, com numeração única e link para recuperação como uma URL registrada.
(D) a PILA é uma associação que tem por objetivo descentralizar os recursos do sistema Handle para que um documento na web não tenha mudança de endereço, garantindo o acesso sempre pela mesma URL.
(E) o ISSN é o número de identificação da obra composto por duas sequências, separadas por uma barra: um prefixo que indica a organização produtora e um sufixo que indica o objeto digital, número único e permanente.
Gabarito: C
Comentários:
(a) O World Wide Web Consortium é a principal organização de padronização da World Wide Web. Consiste em um consórcio internacional com quase 400 membros, agrega empresas, órgãos governamentais e organizações independentes com a finalidade de estabelecer padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a Web.
(b) ORCID é um código alfanumérico não proprietário para identificar exclusivamente cientistas e outros autores académicos e contribuidores.
(c) Resposta correta!
(d) PILA – Public Interest Law Association. Seus interesses não tem relação com links permanentes mas com o Direito.
(e) O ISSN (International Standard Serial Number), Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas ou Número Internacional Normalizado das Publicações em Série, é um número serial de oito dígitos, usado para identificação única de uma publicação em série, aceito internacionalmente.
32. A publicação científica em periódicos está bem estabelecida, mas o mesmo não ocorre com a publicação formal de dados, resultado da pesquisa científica. Dessa forma:
(A) a iniciativa internacional Big Data fornece orientação clara que ajuda a garantir que todos os dados e serviços associados à emergente Internet das Coisas serão abertos e reutilizáveis por máquinas.
(B) a web semântica garante as tecnologias que dão suporte à web dos dados, viabilizando pesquisas em banco de dados e o desenvolvimento de sistemas que possam oferecer suporte a interações na rede.
(C) o RDF é a base para a publicação e linkagem de dados e garante a qualidade e usabilidade dos dados inseridos em documentos nos bancos de dados, tornando-os disponíveis.
(D) os princípios FAIR fornecem um conjunto preciso e mensurável de qualidades que a boa publicação de dados deve apresentar para que os dados sejam encontráveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis.
(E) os CMS constituem softwares de gerenciamento de conteúdo que permitem criar um ambiente de apoio ao processo de pesquisa e uma real interação entre pesquisadores e documentos produzidos.
Gabarito: D
Comentários:
(a) Big Data refere-se a um grande conjunto de dados gerados e armazenados com os quais os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar em um tempo tolerável.
(b) A Web semântica é uma extensão da World Wide Web que permite aos computadores e humanos trabalharem em cooperação. A Web semântica interliga significados de palavras e, neste âmbito, tem como finalidade conseguir atribuir um significado (sentido) aos conteúdos publicados na Internet de modo que seja compreensível tanto pelo humano como pelo computador.
(c) Resource Description Framework é uma família de especificações da World Wide Web Consortium originalmente planejada como um modelo de dados para metadados.
(d) Resposta correta! Princípios FAIR: Findable, Accessible, Interoperable and Reusable.
(e) O CMS (Content Management System) é um conjunto de funções utilizadas para facilitar a vida dos criadores de sites. Embora o nome pareça referenciar a uma única e exclusiva ferramenta, como é o caso das IDEs (Integrated Development Environment), esses Sistemas de Gestão de Conteúdo (SGC) são o conjunto de ferramentas para criação/edição de conteúdo na internet sem a necessidade de conhecimentos de programação.
33. Aplicação provedora de dados destinada ao gerenciamento de informação e via alternativa de comunicação científica, cujo tipo é determinado pela aplicação e os objetivos a que se destina e pela ferramenta tecnológica adotada. Trata-se da definição de:
(A) catálogo online.
(B) repositório digital.
(C) base de dados bibliográficos.
(D) sistema de gestão de conteúdo.
(E) interface de programação de aplicativos.
Gabarito: B
Comentários:
(a) Um catálogo de acesso público on-line é um banco de dados on-line de materiais mantidos por uma biblioteca ou grupo de bibliotecas. Os usuários pesquisam um catálogo de biblioteca principalmente para localizar livros e outros materiais disponíveis em uma biblioteca. Também pode aparecer em questões de concurso como OPAC (On-line Public Access Catalog).
(b) Resposta correta! Repositórios digitais são coleções de informação digital, que podem ser construídas de diferentes formas e com diferentes propósitos. Podem ser colaborativos e com um controle suave dos conteúdos e da autoridade dos documentos, tal como as dirigidas para o público em geral (a Wikipedia é um exemplo). Mas podem, também, ter um alto nível de controle e ser concebidas para promover a leitura e uma aprendizagem responsável, dirigidos a públicos específicos de utilizadores, como, por exemplo, os estudantes.
(c) Uma base de dados bibliográfica é um conjunto de registros bibliográficos, uma coleção organizada digital de referências à literaturas publicadas, incluindo revistas acadêmicas e artigos de jornais, proceedings de conferências, relatórios, publicações governamentais e legais, patentes, livros, etc.
(d) Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (do inglês Content Management System – CMS) é um aplicativo usado para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo em plataformas digitais, permitindo que o mesmo seja modificado, removido e adicionado sem o conhecimento de linguagem de programação.
(e) Interface de Programação de Aplicativos provém do Inglês Application Programming Interface (API).É um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços. De modo geral, a API é composta por uma série de funções acessíveis somente por programação, e que permitem utilizar características do software menos evidentes ao utilizador tradicional.
34. Assinale a alternativa que apresenta exclusivamente recursos de acesso aberto disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES.
(A) Directory of Open Acess Repositories (Open Doar); Derwent Innovation Index; Library and Information Science Abstracts (LISA).
(B) Latin American Open Archives Portal (LAOAP); Library, Information Science & Tecnology Abstract with full text (LISTA); Scientific Electronic Library Online (ScieLO).
(C) Academic Search Premier (ASP); Directory of Open Access Journals (DOAJ); Web of Science
(WOS).
(D) BioMed Central; PubMed Central; Physical Education Index.
(E) Directory of Open Access Journals (DOAJ); Free Medical Journals; Scientific Electronic
Library Online (ScieLO).
Gabarito: E
Comentários:
Academic Search Premier (ASP): Pesquisa acadêmica é um serviço de indexação mensal. Foi publicado pela primeira vez em 1997 pela EBSCO Publishing em Ipswich, Massachusetts. Seu foco acadêmico é universidades internacionais, abrangendo ciências sociais, educação, psicologia e outros assuntos. BioMed Central: A BioMed Central é uma editora científica de acesso aberto com sede no Reino Unido e com fins lucrativos. A BioMed Central publica mais de 250 revistas científicas. Todos os periódicos da BioMed Central são publicados apenas online.
Derwent Innovation Index: É uma poderosa ferramenta de pesquisa de patentes que combina Derwent World Patents Index® , Patents Citation IndexTM e Chemistry Resource (assinatura separada necessária), um banco de dados da estrutura química que pode ser usado para localizar patentes contendo informações químicas.
Directory of Open Access Journals (DOAJ): O Diretório de Revistas de Acesso Aberto é um site que lista os periódicos de acesso aberto e é mantido pelos Serviços de Infraestrutura para Acesso Aberto.
Directory of Open Acess Repositories (Open Doar): Diretório de repositórios acadêmicos mundiais, inclusive Brasil, de acesso aberto. Cada um dos repositórios é visitado por pessoal do OpenDOAR para assegurar um elevado grau de qualidade e consistência da informação. Free Medical Journals: Portal eletrônico que reúne as revistas médicas mais importantes no cenário internacional, para acesso livre ao texto completo.
Latin American Open Archives Portal (LAOAP): é um projeto do Projeto Latino-Americano de Recursos de Pesquisa – LARRP , em colaboração com o Centro Latino-americano de Informações sobre Redes – LANIC , para melhorar o acesso à literatura cinza das ciências sociais produzida na América Latina. O portal fornece acesso a documentos de trabalho, pré- impressões, documentos de pesquisa, documentos estatísticos e outros materiais de difícil
acesso.
Library and Information Science Abstracts (LISA): Base de dados referenciais destinada aos profissionais de bibliotecas, ciência da informação e demais especialistas de áreas correlatas.
Library, Information Science ; Tecnology Abstract with full text (LISTA): Periódicos, livros e relatórios de pesquisas. Inclui texto completo. Assuntos: biblioteconomia, bibliometria, recuperação de informações on-line, gestão da informação.
Physical Education Index: permite que todos os pesquisadores e profissionais em campo adquiram informações precisas e do campo acadêmico. Esses resumos trazem uma ampla variedade de conteúdo, englobando desde tópicos referentes ao currículo de educação física até medicina do esporte e dança. A educação na área de saúde e fisioterapia também são abordadas, já que elas estão se tornando cada vez mais prevalentes em nossa sociedade.
PubMed Central: é um repositório digital de uso livre em que se armazenam artigos eruditos completos de acesso público que foram publicados em revistas científicas das ciências da vida e biomédicas.
Scientific Electronic Library Online (ScieLO): é um banco de dados bibliográfico, biblioteca digital e modelo cooperativo de publicação digital de periódicos científicos brasileiros de acesso aberto.
Web of Science (WOS): é um serviço de indexação de citações científicas com base em assinaturas on-line originalmente produzido pelo Institute for Scientific Information, posteriormente mantido pela Clarivate Analytics, que fornece uma pesquisa abrangente de citações.
Para saber mais sobre as bases disponíveis no Portal de Periódicos da Capes AQUI
35. A estratégia de preservação digital realizada pela transferência periódica de materiais digitais de uma configuração de hardware/software para outra, ou de uma geração de tecnologia computacional para a geração seguinte, é denominada:
(A) emulação.
(B) migração.
(C) empacotamento.
(D) arquivamento.
(E) refrescamento.
Gabarito: B
Comentários:
(a) Emulação: A emulação consiste no desenvolvimento de um sistema que funcione da mesma forma que outro software já obsoleto, objetivando permitir a leitura de documentos que perderam suporte por software e hardware.
(b) Resposta correta!
(c) Empacotamento: o empacotamento (de dados) consiste na criação de pacotes para o gerenciamento de objetos digitais dentro de um repositório ou para o intercâmbio desses objetos entre repositórios.
(d) Arquivamento: é a disponibilização dos arquivos. Quando realizada pelo próprio autor é chamada auto arquivamento.
(e) Refrescamento: O refrescamento também é conhecido como rejuvenescimento e migração de suporte.
***Atenção: acredito que cabe recurso nessa questão, uma vez que o conceito de REFRESCAMENTO inclui migração de suporte digital e configura questão com duas respostas corretas. Sugiro que a questão seja anulada!!***
36. No que diz respeito à catalogação cooperativa, é correto afirmar que:
(A) surgiu com o intuito de auxiliar o trabalho de catalogação realizado pelos profissionais da informação e reforçou a colaboração entre esses profissionais.
(B) surgiu com o objetivo de reforçar as atividades de representação descritiva realizadas pelos bibliotecários e técnicos, com foco na padronização local de dados.
(C) a atualização dos catálogos passou a ocorrer de forma mais lenta e com baixo custo, auxiliando a recuperação da informação mais eficiente.
(D) o trabalho dos catalogadores aumentou, pois passaram a realizar uma catalogação mais detalhada, o que diminuiu o tempo mínimo das buscas realizadas pelos usuários.
(E) economizou pouco o tempo e o trabalho do catalogador, que passou a focar na identificação e padronização de autoria das obras.
Gabarito: A
Comentários: Os objetivos da catalogação cooperativa são auxiliar o trabalho de catalogação, que passa a ser dividido entre duas ou mais bibliotecas; apresentar resultados mais céleres e reforçar a colaboração entre bibliotecários.
37. Os requisitos funcionais para representação da informação, como o:
(A) FRBR, constituem modelos relacionais para apoio a catálogos multilíngues que podem exibir, para o usuário, diferentes formas de nomes para várias entidades, dependendo da localização do usuário ou preferência de idioma.
(B) FRAD, relacionam-se a modelos computacionais criados para entender melhor as tarefas do usuário nos catálogos, como os dados bibliográficos, que podem ser visualizados e permitem apoiar as tarefas executadas.
(C) FRSAD, foram desenvolvidos como modelos conceituais para dados de autoridade de assunto, visando fornecer um quadro de referência estruturado e definido para relacionar os dados de registros de autoridade com as necessidades dos usuários.
(D) FRBR, apresentam entidades e atributos expandidos e definem um conjunto específico de tarefas do usuário, para dados de autoridade, que inclui encontrar, identificar, esclarecer e compreender.
(E) FRSAD, tratam de modelos conceituais que apresentam as quatro tarefas do usuário (localizar, identificar, selecionar e obter) e as entidades que categorizam os produtos intelectuais e artísticos (trabalho, expressão, manifestação e item).
Gabarito:C
Comentários:
FRBR é a sigla para a denominação em inglês dos Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (Functional Requirements for Bibliographic Records). É um modelo conceitual desenvolvido pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA) cujo objetivo é estabelecer um marco de referência, que forneça um entendimento claro, definido com precisão e compartilhado por todos sobre as informações que um registro bibliográfico deve fornecer e sobre o que se espera que seja obtido a partir de um registro bibliográfico em resposta às necessidades dos usuários.
FRAD – Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade, faz parte da família FRBR.
FRSAD – Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade Assunto, junto com os FRAD compõe a família FRBR.
38. A RDA tem por finalidade propor um conjunto de diretrizes e instruções sobre a formulação de dados que sirvam de apoio ao descobrimento de recursos. É correto afirmar que:
(A) são significativas as diferenças entre a RDA e o AACR2, não existindo mais ligações entre as duas normas.
(B) a RDA busca preservar a compatibilidade com os dados herdados dos registrosarmazenados em bases que utilizam o MARC21.
(C) os dados RDA, por si só, poderão melhorar a navegação e a exibição por mecanismos de busca e interfaces projetadas para a web.
(D) a implantação da RDA não terá impacto imediato no trabalho dos catalogadores, dos projetistas e dos gerentes de sistemas para bibliotecas.
(E) a RDA propôs um novo modelo desenvolvido para o ambiente digital sem utilizar modelos anteriores como o FRBR e o ISBD.
Gabarito: B
Comentários:
A RDA substitui a AACR2. Apesar de manter uma forte relação entre elas, a RDA adota uma estrutura teórica expressa nos modelos conceituais FRBR e FRAD. Foi projetada para o ambiente digital e seu escopo é mais abrangente. Esse arcabouço teórico constitui uma nova forma de pensar a respeito de dados bibliográficos e de autoridade. Os dados RDA podem ser codificados com o emprego de esquemas existentes, como o MARC 21, Dublin Core, Metadada
Object Description Schema – MODS, e também podem ter correspondências estabelecidas com outros esquemas, atuais ou futuros.
39.
Na representação descritiva no formato MARC21, indicada no quadro a seguir, os campos que indicam exclusivamente a entidade “manifestação” do grupo 1 do FRBR são:
(A) 100, 240 e 500.
(B) 020, 100 e 300.
(C) 245, 500 e 650.
(D) 245, 260 e 300.
(E) 260, 300 e 500.
Gabarito: D
Comentários:
020 – ISBN: Obra, expressão, manifestação.
100 – Autoria: Obra.
240 – Título original e idioma: Obra, Expressão.
245 – Título, responsabilidade: Expressão.
260 – Imprenta: Manifestação.
300 – Descrição física: Manifestação.
500 – Notas. Manifestação.
650 – Assunto: Obra.
40. Os elementos de padrão de metadados Dublin Core que contemplam exclusivamente as informações relacionadas com a propriedade intelectual do recurso descrito são:
(A) criador, colaborador, editor e direitos.
(B) título, cobertura, direitos e identificador.
(C) criador, título, fonte e relações.
(D) editor, direitos, cobertura e data.
(E) colaborador, editor, título e identificador.
Gabarito: A
Comentários:
(a) Resposta correta!
(b) Título, cobertura e identificador não contemplam informações relacionadas a propriedade intelectual.
(c) Título, fonte e relações não contemplam informações relacionadas a propriedade intelectual.
(d) Cobertura e data não contemplam informações relacionadas a propriedade intelectual.
(e) Título e identificador não contemplam informações relacionadas a propriedade intelectual.
41. No que diz respeito à Classificação Decimal de Dewey, é correto afirmar que o sistema:
(A) nasceu com o objetivo de se tornar um sistema classificatório científico que respondesse às necessidades de arranjo sistemático de objetos usados para pesquisa.
(B) apresenta subordinação das classes e subclasses hierárquicas até um limite numérico e possui um índice relativo aos esquemas principais.
(C) está dividido em classes decimais de 0 a 9 e apresenta notação numérica constituída de, no mínimo, dois dígitos.
(D) possui tabelas auxiliares como: subdivisões-padrão, de áreas geográficas e períodos históricos, arte e literatura, de línguas, e de etnias.
(E) apresenta um índice facetado que é a chave para seu uso e pode ser usado isoladamente, sem verificar esquemas, por ser completo.
Gabarito: D
Comentários:
A CDD possui as seguintes tabelas para auxiliar a classificação:
Tabela 1: Subdivisões Padrão
Tabela 2: Ares Geográficas, períodos históricos e personalidades.
Tabela 3: Subdivisões para Literaturas individuais para específicas formas literários.
Tabela 3-A: Subdivisões para trabalhos de ou sobre autores individuais.
Tabela 3-B: Subdivisões para trabalhos de ou sobre mais que um autor.
Tabela 3-C: Notação a ser adicionada onde instruído na tabela 3-B e em 808-809.
Tabela 4: Subdivisões para linguagens individuais.
Tabela 5: Grupos raciais, étnicos e nacionais.
Tabela 6: Idiomas
Tabela 7: Grupos de pessoas.
42. A Gestão do Conhecimento pode ser definida como:
(A) a descrição, representação e organização do conhecimento e dos assuntos e dos conceitos dos documentos realizadas tanto por humanos quanto por programas de computador.
(B) o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização.
(C) o estudo da organização do conhecimento, a pesquisa, o desenvolvimento e as aplicações de sistemas de organização conceituais e estrutura semântica do conhecimento.
(D) o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, à tramitação, ao uso, à avaliação e ao arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento.
(E) o processo de identificação, busca, classificação, processamento, armazenamento e disseminação de informações, independentemente do formato ou meio em que se encontra.
Gabarito: B
Comentários:
A gestão do conhecimento, do inglês KM – knowledge management, é o nome dado ao conjunto de tecnologias e processos cujo objetivo é apoiar a criação, a transferência e a aplicação do conhecimento nas organizações. O conhecimento e a gestão do conhecimento são conceitos complexos e multifacetados.
43. Plataforma tecnológica de código aberto para compartilhar, encontrar e preservar dados de pesquisa. Permite conectar trabalhos publicados e periódicos com conjunto de dados de pesquisas, e apresenta funcionalidades de coleta e de exportação de metadados. Trata-se de:
(A) EPrints.
(B) Collective Acess.
(C) AtoM.
(D) OJS.
(E) Dataverse
Gabarito: E
Comentários:
(a) EPrints: é um pacote de software gratuito e de código aberto para a criação de repositórios de acesso aberto compatíveis com o Protocolo da Iniciativa de Arquivos Abertos para a Coleta de Metadados
(b) Collective Acess: é um software para descrever todos os tipos de coisas, e permite criar catálogos que se adaptem às suas necessidades sem programação personalizada.
(c) AtoM: é um editor de texto de código aberto disponível para as plataformas Linux, macOS e Microsoft Windows, desenvolvido pelo GitHub sob a licença MIT. A ferramenta foi criada usando Electron e tecnologias web como HTML, JavaScript e CSS. Permite a instalação de extensões desenvolvidos com Node.js.
(d) OJS: Open Journal Systems é um software de código aberto para o gerenciamento de periódicos acadêmicos revisados por pares e é criado pelo Public Knowledge Project, lançado sob a GNU General Public License.
(e) Resposta correta!
44. Os softwares para construção de repositórios digitais devem ser analisados segundo questões de funcionalidades, segurança da informação, padrões universais, e outras dimensões analíticas e requisitos, sendo correto afirmar que:
(A) o sistema de colaboração e interação social reúne requisitos externos ao sistema de informação como suporte e manutenção, documentação, listas de e-mail e gestão de falhas.
(B) o sistema de administração inclui requisitos que estimulam o engajamento da comunidade de usuários na produção, descrição e organização do conteúdo, propondo novas possibilidades para explorar formas de organização de processo informacional.
(C) o sistema de interoperabilidade agrupa requisitos sobre as formas de intercâmbio de informações com outros sistemas de informação para importação e exportação por meio de vários protocolos e diferentes formatos.
(D) o sistema de suporte e manutenção traz questões relacionadas à preservação de longo
prazo das informações, tais como teste de integridade, versionamento, migração do formato, e metadados de preservação.
(E) o sistema de navegação que possui componentes que trabalham de forma integrada e interdependente, e permite realizar pesquisa simples, por palavra- -chave ou busca avançada.
Gabarito: C
Comentários:
(a) Sistema de Colaboração e Interação Social inclui requisitos que estimulam o engajamento da comunidade de usuários na produção, descrição e organização do conteúdo, propondo, de certa maneira, novas possibilidades de explorar formas de organização de processo informacional, ativando inteligências e incluindo a possibilidade de usuários atuarem em etapas que tradicionalmente estão destinadas apenas para profissionais da informação.
(b) Sistema de Administração classifica os requisitos referentes ao controle dos usuários, grupos e permissões.
(c) Questão correta!
(d) Sistema de Suporte e Manutenção reúne requisitos externos ao sistema de informação, mas considerados de grande importância para adoção de um repositório, tais como, o suporte e manutenção, documentação, listas de e-mail, gestão de falhas.
(e) Sistema de navegação provê maneiras para o usuário navegar, filtrar e encontrar uma informação;
45. A organização das informações, citações e referências bibliográficas é essencial à gestão da pesquisa e à qualidade da produção científica. Assinale a alternativa que contém exclusivamente sistemas gestores bibliográficos:
(A) EndNote Web, F1000Workspace, Mendeley Reference Manager, Zotero.
(B) BibTex, Evernote, RefWorks, Latex.
(C) Citavi, EndNote Web, Dropbox, Evernote.
(D) DropBox, Latex, Mendeley Reference Manager, Zotero.
(E) Bibtex, DropBox, Evernote, RefWorks.
Gabarito: A
Comentários:
BibTex – é uma ferramenta de formatação usada em documentos LaTeX. Ela foi criada por Oren Patashnik e Leslie Lamport em 1985 para facilitar a separação da bibliografia com a apresentação do texto, seguindo o mesmo conceito da distinção do conteúdo com o estilo do texto utilizada no próprio LaTeX, XHTML, CSS e outros.
Citavi – é um programa de gestão de títulos e dos conhecimentos para o Microsoft Windows, criado pela Swiss Academic Software em Wädenswil, na Suíça.
DropBox – é um serviço para armazenamento e partilha de arquivos. É baseado no conceito decomputação em nuvem. Ele pertence ao Dropbox Inc., sediada em San Francisco, Califórnia, EUA. A empresa desenvolvedora do programa disponibiliza centrais de computadores que armazenam os arquivos de seus clientes.
EndNote Web – é um software gerenciador de bibliografias para publicação de artigos científicos. Importa referências bibliográficas da Web, organiza-as em grupos de assuntos e insere as referências no corpo do texto, quando editado por processador Microsoft Office ou OpenOffice.
Evernote – é um software destinado a organização da informação pessoal mediante um arquivo de notas. Existem versões para diversos sistemas operacionais e web. Sua versão beta foi lançada em 24 de junho de 2008. Em julho de 2011 alcançou 11 milhões de usuários.
F1000Workspace – Plataforma para descobrir nova literatura, organizar referências facilmente, colaborar com eficiência e escrever artigos.
Latex – é um conjunto de macros para o programa de diagramação de textos TeX, utilizado amplamente na produção de textos matemáticos e científicos, devido a sua alta qualidade tipográfica. Entretanto, também é utilizado para produção de cartas pessoais, artigos e livros sobre assuntos diversos.
Mendeley Reference Manager – é um programa de desktop e web produzido pela Elsevier para gerenciar e compartilhar documentos de pesquisa, descobrindo dados de pesquisa e colaborando online. Ele combina o Mendeley Desktop, um aplicativo de gerenciamento de PDF e de referência disponível para Windows, macOS (Sierra e High Sierra não mais suportados) e Linux.
RefWorks – é um pacote de software de gerenciamento de referência comercial baseado na web. É produzido pela RefWorks-COS, uma unidade de negócios da ProQuest LLC. A RefWorks LLC foi fundada em 2001 e o software foi comercializado pela Cambridge Scientific Abstracts de 2002 até ser adquirido pela ProQuest em 2008.
Zotero – é um software gerenciador de referências em software livre e de código aberto para gerenciar dados bibliográficos e materiais relacionados a pesquisa
46. O fluxo informacional pode ser subdividido em três fluxos básicos: o primeiro é externo, o segundo, interno, e o terceiro fluxo é externo novamente. É correto afirmar que o:
(A) primeiro fluxo externo refere-se à captação, à seleção, ao armazenamento e à recuperação da informação.
(B) fluxo interno refere-se ao fenômeno da transformação da informação organizada em conhecimento pelos indivíduos.
(C) fluxo interno busca mostrar a informação e o conhecimento elaborado pelo receptor em sua realidade.
(D) segundo fluxo externo compreende a criação e inscrição da informação pelo autor.
(E) fluxo interno tem caráter organizacional, permitindo a entrada, a classificação, o gerenciamento e o controle da informação.
Gabarito: E
Comentário: Questão baseada em um artigo que é capítulo de livro.
“A introdução no universo da teoria que explica o fenômeno da informação se organiza ao redor de: duas funções básicas:
a) a construção dos estoques de informação e
b) a transferência ou comunicação da informação,
e três fluxos básicos:
a) um fluxo, interno ao sistema, de captação, seleção, armazenamento e recuperação da informação;
b) um fluxo de passagem da informação de seus estoques para a realidade onde habitam os receptores da informação – é onde se processa a assimilação e o conhecimento a partir dessa informação e
c) um fluxo de entrada onde a criação do autor se consolida com uma inscrição de informação. “
O livro completo você pode estudar AQUI
Referência: SMIT, J. W.; BARRETO, A. A. Ciência da Informação: base conceitual para a formação do profissional. In: VALENTIM, M.L. (Org.). Formação do profissional da informação. São
Paulo: Polis, 2002. Cap.1. p. 9-23.
47. Assinale a alternativa correta sobre o acesso aberto à informação e ao conhecimento.
(A) Autoarquivamento é o depósito de documento digital pelo seu autor na web em sistema compatível com a iniciativa de acesso aberto, que pode ser pesquisado a partir de mecanismos de busca genéricos ou específicos, potencializando o seu impacto.
(B) Uso compartilhado de dados é o uso dos dados para propósitos diferentes daqueles pelos quais foram originalmente coletados, sendo geralmente usado por outros pesquisadores que não os autores dos dados.
(C) Via Verde refere-se à produção e disseminação de artigos de periódicos científicos eletrônicos de acesso livre na internet, sem restrições de acesso ou uso.
(D) Via Dourada significa a criação de repositórios institucionais de acesso livre para a organização e disseminação da produção científica de instituições de pesquisa, em acordo com os detentores de direitos autorais, para divulgação da produção científica.
(E) Reuso é a comunicação, difusão, transferência, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e entidades públicos ou privados, com autorização específica.
Gabarito: A
Comentário: Era previsto pelo edital muitas questões sobre acesso aberto, então para quem estava alinhado com esse parâmetro estava em vantagem. O acesso aberto é sem dúvidas um forma de divulgação da ciência e quebra do monopólio das grandes editoras científicas. Com o autoarquivamento o autor pode compartilhar sua obra e gerar muito mais “barulho” sobre sua pesquisa. Indico sobre o assunto o livro “Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira” Acesso AQUI
Conceitos corretos das outras opções: Via Dourada: Acesso Aberto por meio da publicação de artigos em periódicos com Acesso Aberto (AA).
Via Verde: Acesso Aberto por meio do depósito/autoarquivamento de artigos publicados em periódicos, anais e apresentações de conferências, revisados por pares, além de teses e dissertações, em um repositório de Acesso Aberto.
REÚSO (reuse) Uso dos dados para propósitos diferentes daquele pelo qual foram originalmente coletados. Geralmente são usados por outros pesquisadores que não os autores dos dados.
A letra B, achei uma pegadinha, pois o erro é essa afirmação, os dados compartilhados PODEM ser usados por propósitos diferentes, mas não obrigatoriamente devem. Segue um resumo que achei interessante:
“Há um reordenamento nos processos científicos, trazido pela gestão e compartilhamento de dados. A prática de boa gestão dos dados abre a possibilidade de verificação confiável dos resultados e permite pesquisas transversais e inovadoras desenvolvidas sobre informações já existentes, encurtando o ciclo clássico de comunicação científica e abrindo novas formas de interlocução e de otimização de recursos financeiros. Nessa direção, novos padrões, procedimentos técnicos e gerenciais estão surgindo; esquemas de representação e de arquivamento, recuperação e disseminação estão sendo reconfigurados, tendo como pano de fundo o movimento de acesso livre às informações científicas, que estende rapidamente a sua pauta de interesse para as questões de acesso aos dados de pesquisa, enquanto parte essencial da memória científica mundial.
Pelo lado mais pragmático e operacional, um conjunto de atividades gerenciais, técnicas e informacionais fortemente padronizadas – chamado coletivamente de curadoria de dados de pesquisa -, permite que os dados possam ser tratados, arquivados em ambientes digitais confiáveis, preservados e reconfigurados de forma que possam ser aplicados em novos contextos científicos; sirvam de base para novas pesquisas; sejam aproveitados para fins educacionais; e, sobretudo, colaborem para minimizar a duplicação de esforços nas estratégias de criação de dados.”
Referência: SAYÃO, Luís Fernando. SALES, Luana Farias. Dados de Pesquisa: contribuição para o estabelecimento de um modelo de curadoria digital para o país. PBCIB, v 8, n.2, 2013. Disponível em:
48. Para mensurar e avaliar a produção científica, são utilizadas técnicas que mapeiam os índices de citações, a produção e a visibilidade das revistas, sendo correto afirmar que:
(A) o índice h determina a estratificação da qualidade da produção científica na CAPES de forma indireta, por meio da análise da qualidade dos veículos de divulgação das pesquisas.
(B) o fator de impacto identifica o número de citações dos artigos publicados em um periódico e nos demais periódicos indexados, para um determinado ano.
(C) o Qualis mede o desempenho de citações de um conjunto de artigos oferecendo mais peso aos artigos altamente citados.
(D) para calcular o g-index das revistas, os artigos são classificados em ordem crescente de número de citações que receberam.
(E) o Publish or Perish é um software que analisa as revistas científicas a partir de estratos indicativos de qualidade como A1; A2; B1; B2; B3; B4; B5; e C.
Gabarito: B
Comentário: Seguem os conceitos das outras opções: O índice h, ou h-index em inglês, é uma proposta para quantificar a produtividade e o impacto de cientistas baseando-se nos seus artigos mais citados. Em palavras, o índice h é o número de artigos com citações maiores ou iguais a esse número.
O Qualis constitui-se num sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido pela CAPES. Relaciona e classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação “stricto sensu”, quanto ao âmbito da circulação e à qualidade, por área de avaliação.
O índice g é um índice para quantificar a produtividade na ciência, com base no registro de publicações. Foi sugerido em 2006 por Leo Egghe.
O índice é calculado com base na distribuição de citações recebidas pelas publicações de um determinado pesquisador, de tal forma que, dado um conjunto de artigos classificados em ordem decrescente do número de citações que receberam, o índice g é o maior número único de tal forma que o topo g artigos recebidos juntos pelo menos g 2 citações. Pode ser definido, de forma equivalente, como o maior número n de artigos altamente citados, para os quais o número médio de citações é, no mínimo, n .
“Publicar ou perecer” é uma frase cunhada para descrever a pressão na academia para publicar rápida e continuamente trabalhos acadêmicos para sustentar ou promover sua carreira. Publicação freqüente é um dos poucos métodos à disposição dos acadêmicos para demonstrar talento acadêmico.
49. Sistemas que comparam documentos procurando por trechos de textos que foram copiados, com métodos para conduzir buscas na literatura científica e permitir aos editores de revistas identificarem a ocorrência de práticas questionáveis de publicação. Trata-se da definição de:
(A) gerenciadores de referências.
(B) softwares de gerenciamento de acervo digital.
(C) sistemas de gestão e publicação de revistas.
(D) softwares antiplágio.
(E) sistemas de gerenciamento de conteúdo
Gabarito: D
Comentário: Nessa matéria AQUI vocês podem ver alguns exemplos desses softwares.
50. Menção no texto de informações extraídas de uma fonte documental, que tem o propósito de esclarecer ou fundamentar as ideias do autor, inserida no interior do texto ou anexada em nota, permite identificar a publicação na qual foram obtidas as ideias, o excerto, e indicar a localização na fonte, respeitando-se os direitos do autor. Essa definição refere-se:
(A) à coautoria.
(B) à colaboração.
(C) à autocitação.
(D) a referências.
(E) à citação.
Gabarito:E
Comentário: Retiraram a definição da ABNT 10520
51. Em relação aos tipos disponíveis de licenças no Creative Commons, é correto afirmar que a licença de:
(A) Atribuição – Não Comercial (CC BY-NC) permite a redistribuição, comercial e não comercial, desde que o trabalho seja distribuído inalterado e no seu todo, com crédito atribuído ao criador.
(B) Atribuição – Sem Derivações (CC BY-ND) permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho licenciado para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
(C) Atribuição – Não Comercial – Compartilha Igual (CCBY-NC-AS) permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho licenciado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
(D) Atribuição – Sem Derivações – Sem Derivados (CC BY-NC-ND) permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho licenciado, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos e os trabalhos novos baseados terão a mesma licença, e permitirão o uso comercial.
(E) Atribuição – Compartilha Igual (CC BY-SA) é restritiva, só permitindo que outros façam download dos trabalhos licenciados e os compartilhem desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
Gabarito: C
Comentário:
52. Serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto, que faz parte do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. As informações divulgadas nesse serviço são coletadas diretamente com os editores das revistas científicas. Trata-se de:
(A) SHERPA/RoMEO.
(B) Diadorim.
(C) Latindex.
(D) Dialnet.
(E) BRAPCI
Gabarito:B
Comentário: Dever de casa de todo concurseiro é estudar o site da instituição, do sistema de biblioteca, e ver quais os repositórios/bases de dados que estão reunidos ali. Outra dica é sempre estudar pelos sites oficiais das bases de dados, normalmente essas definições as bancas tiram de lá.
53. O fluxo editorial em um sistema de gestão de editoração científica de revistas de acesso aberto prevê a existência de perfis de usuários que executam atividades específicas. É correto afirmar que o:
(A) autor tem o privilégio de acessar o resultado de toda produção editorial. Desse usuário depende a citação dos artigos publicados, que não precisa se cadastrar para ter acesso aos conteúdos publicados.
(B) leitor é o usuário mais importante da revista, pois é quem fornece conteúdos, e atua somente no fluxo editorial de sua própria submissão.
(C) avaliador realiza a revisão de conteúdo da submissão que lhe foi designada e encaminha, via sistema, suas recomendações.
(D) editor de layout realiza a revisão gramatical, de tradução, de conteúdo, a legibilidade e clareza. Assegura a conformidade do documento com as normas e estilos adotados pela revista.
(E) editor de texto verifica as composições finais para correção de erros tipográficos e de formatação. Transforma o original revisado em composições finais nos diversos formatos, como XML, HTML, PDF, EPS, MP4, MP3, e/ou outro formato adotado.
Gabarito:C
Comentário: Recomendo esse artigo AQUI para um aprofundamento.
54. O marketing 3.0 foi impulsionado pela onda tecnológica, com o acesso a computadores, celulares, internet e fontes abertas que permitem a colaboração dos indivíduos entre si, expressão, interação e participação; um marketing colaborativo, centrado no ser humano e na globalização. Essa evolução do conceito de marketing chegou às unidades e aos serviços de informação, com a utilização de ferramentas colaborativas para divulgação de serviços. Assinale a alternativa que traz exclusivamente ferramentas que permitem a participação e interação do usuário.
(A) Twitter, Instagram e YouTube.
(B) Sites, portais e mecanismos de busca.
(C) Boletins, emails e games.
(D) Bases de dados, catálogos e revistas científicas.
(E) Wikipedia, OPACs e bancos de dados.
Gabarito:A
Comentário: Acredito que essa questão era apenas bom senso e estar antenado as novas formas de comunicação.
55. Os recursos financeiros são as verbas destinadas à cobertura de todas ou parte das despesas da unidade de informação. Como a maioria das unidades de informação está instalada dentro de uma instituição sede, que cobre despesas operacionais, cabe à unidade buscar os recursos financeiros na instituição ou outras fontes para constituir e gerir as receitas necessárias para gastos específicos com acervo, treinamento, divulgação e outros. Essa atividade corresponde à gestão:
(A) da transparência.
(B) fiscal.
(C) estratégica.
(D) orçamentária.
(E) de marketing
Gabarito:D
Comentário: Essa questão foi retira desse artigo: RAMOS, Paulo Baltazar. A gestão na organização de unidades de informação. Ciência da Informação – V.25, número 1,1996. Disponível em:
56. A arquitetura da informação prevê que os websites possuam organização clara e concisa, com usabilidade testada na construção da interface com o usuário. No que diz respeito à avaliação de usabilidade, é correto afirmar que:
(A) os métodos baseados em modelos são caracterizados pela participação direta dos usuários do sistema na avaliação; podem ser prospectivos, servindo-se de questionários e entrevistas para capturar opiniões e experiências.
(B) os métodos de teste com usuários combinam diferentes técnicas de modelagem e análise de tarefas em termos de objetivos e operadores.
(C) os ensaios de interação são métodos baseados em modelos que procuram aferir o grau de usabilidade de um sistema, a partir de modelos da sua interface.
(D) os métodos de inspeção correspondem às representações que capturam e modelam a forma de interação dos usuários com o sistema.
(E) a avaliação heurística consiste no exame pormenorizado de uma interface de usuário, realizada por especialistas, com o objetivo de avaliar a sua adequação a uma série de princípios.
Gabarito:E
Comentário: A questão foi tirada de: ROSA, Juan Miguel . VERAS, Manoel. Avaliação heurística de usabilidade em jornais online: estudo de caso em dois sites. Perspectivas em Ciência da Informação, v.18, n.1, p.138-157, jan./mar. 2013. Disponível: https://bit.ly/2RZBYIG
57. Pela normalização documentária brasileira para apresentação de artigo em publicação periódica científica, é correto afirmar que:
(A) legenda é uma lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições.
(B) glossário é um texto explicativo redigido de forma clara, concisa e sem ambiguidade, para descrever uma ilustração ou tabela.
(C) seção é a parte em que se divide o texto de um documento, que contém as matérias consideradas afins em exposição ordenada conforme o assunto.
(D) resumo é o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual.
(E) referência é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.
Gabarito:C
Comentário: A norma citada é a 6022, SEMPRE estude as definições da norma, as bancas adoram cobrar.
58. São princípios de gestão de qualidade que podem ser aplicados às unidades e aos serviços de informação:
(A) atenção básica, promoção e divulgação da informação, tecnologia da informação e comunicação, gerenciamento de projetos, análise de riscos e oportunidades.
(B) foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamento.
(C) estudos de usuários, apoio à pesquisa e à normalização bibliográfica, promoção e divulgação de produtos, referência e orientação para acesso ao acervo.
(D) flexibilidade, aumento da participação e interlocução, planejamento estratégico, gerenciamento distribuído de tecnologias e recursos.
(E) gerenciamento de pessoas, integração tecnológica, compartilhamento de informação e recursos, avaliação de produtos e serviços.
Gabarito: B
Comentário: Os princípios são: Foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem por processos, abordagem sistêmica, melhoria continua, abordagem factual para a tomada de decisão, benefícios mútuos nas relações com fornecedores. Recomendo essa matéria AQUI para aprofundamento.
59. Na gestão de acervos e desenvolvimento de coleções de documentos eletrônicos,
(A) a oferta de material de acesso aberto, por ser gratuito, dispensa seleção, identificação da fonte e avaliação de pertinência.
(B) realiza-se a aquisição sempre por pacotes ou coleções de títulos, com licenciamento perpétuo, com o pagamento pela propriedade.
(C) a oferta de e-books em português é tão abundante quanto a de livros impressos no Brasil, especialmente no que se refere aos conteúdos técnicos ou científicos.
(D) é preciso analisar cuidadosamente as propostas, estudar os modelos de negócio existentes e buscar
a melhor adequação aos interesses das bibliotecas.
(E) por se tratar de uma tendência, a decisão de adquirir e-books não precisa ser pensada e negociada com o staff da biblioteca e com a instituição.
Gabarito: D
Comentário: Nos cursos que oferecemos para esse concurso em Campinas, bati na tecla de que não necessariamente ebooks são a melhor opção para todo tipo de biblioteca, já que é preciso analisar bem a estrutura existente e os benefícios.
60. As bibliotecas, que experimentam ferramentas de tecnologia da informação para criar novos serviços para o seu público, implementam produto novo ou significativamente melhorado, desenvolvem um novo processo, aplicam um novo método de marketing ou um novo método organizacional nas práticas ou na organização do local de trabalho, estão aderindo:
(A) à gestão de inovação.
(B) à automação de serviços.
(C) à gestão de recursos.
(D) ao gerenciamento de sistemas.
(E) à preservação digital.
Gabarito: A
Comentário: A gestão da inovação é a estruturação de um processo concreto de inovação, com começo (entradas), meio (processamento) e fim (saídas e geração de resultados).
Oi, Thalita. Tudo bem? No caso, a alternativa B da questão 35 é a correta de fato, Refrescamento é uma maneira com que a memória RAM e o processador lidam com os bits carregados, uma vez que a memória RAM é volátil. Esta alternativa tem mais a ver com o funcionamento do hardware.
Oi, Maria Cristina!
A alternativa que trata de refrescamento pode estar falando, sim, de aspectos relacionados a hardware. Entretando, a literatura de biblioteconomia também usa o termo. Veja:
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/449 Neste artigo, na primeira nota de rodapé “O refrescamento também é conhecido como rejuvenescimento e migração de suporte. Para este trabalho
serão considerados como sinônimos, não entrando em qualquer discussão terminológica. Opta-se pelo
termo refrescamento em virtude do impacto da obra de Ferreira (2006) que utiliza este termo e que vem
recebendo boa aceitação pelos pesquisadores de preservação digital da língua portuguesa do Brasil.”
A obra citada é a seguinte: FERREIRA, Miguel. Introdução à preservação digital: conceitos, estratégias e atuais
consensos, Portugal: Escola de Engenharia da Universidade do Minho, 2006. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5820/1/livro.pdf>. Acesso
em: 02 ago. 2014.
Com base nisso, eu sugeriria que a questão fosse anulada. Existem duas respostas corretas.
Oi, Thalita. Tudo certo? Obrigada pelo esclarecimento. E existem outras questões passíveis de recurso?
Obrigada meninas!
Queria que vocês comentassem também as questões dissertativas 😉
abraços
Vamos tentar !