Olá hoje vamos analisar a prova da Câmara Municipal do RJ que foi aplicada no último domingo dia 30 de agosto. A banca responsável foi da própria prefeitura do RJ. No edital constavam indicações de livros como bibliografia, ponto importante que orientou os estudos dos candidatos.
41. Nas unidades de informação, fazer coisas de maneira correta, solucionando problemas e assegurando a otimização dos recursos, é realizar da seguinte maneira com:
(A) sinergia
(B) eficiência
(C) eficácia
(D) entropia
Análise: Sempre lembre que eficácia tem relação com o RESULTADO e eficiência com os MEIOS de chegar ao resultado. Exemplo: Você tem a meta de catalogar 40 livros em 1 semana. Se você bater a meta você foi eficaz, se você além disso conseguiu otimizar tempo e/ou recursos você foi eficiênte. Gabarito: B
42. A ferramenta que auxilia o bibliotecário a alcançar eficácia e eficiência organizacionais e a desenvolver estratégias para melhorar o desenvolvimento do acervo e dos serviços e produtos é a:
(A) mensuração
(B) análise
(C) avaliação
(D) abordagem
Análise: Para fazer qualquer coisa bem feita (com eficácia e eficiência) você precisa AVALIAR o estado atual da biblioteca. Gabarito C
43. A estratégia que afeta o conjunto da instituição e seus serviços, com um modo de organização particular, bem como um modo de administração adequado, é a:
(A) orientação para o usuário
(B) fonte de informação
(C) cadeia documentária
(D) implementação do projeto
Análise: Essa daí poe eliminação você conseguia acertar, nenhuma das outras opções faz sentido! E sabendo que quando se administra pensando no usuários todas as etapas são afetadas! Gabarito: A
44. A lista estruturada de termos relacionados, utilizada por profissionais da informação para descrever um documento com a especificidade desejada e permitir aos usuários a recuperação pretendida, é estabelecida através, de:
(A) descritores
(B) taxonomias
(C) ontologias
(D) tesauros
Análise: Esse conceito foi tirado de
VIEIRA, R. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.
Gabarito: D
45. No processo de aquisição, os recursos financeiros colocados à disposição de repartições públicas para arcarem com as despesas urgentes que não podem aguardar procedimentos normais de aplicação é chamado:
(A) empenho
(B) carta de crédito
(C) adiantamento
(D) pro forma
Análise: No livro “Aquisição de materiais de informação” Vergueiro aponta 3 modalidades de compra: Compras por licitação (aqui se enquadra: convite,tomada de preço, concorrência, concurso e leilão), Compras sem licitação e Compras por adiantamento.
ANDRADE, D; VERGUEIRO, W. Aquisição de materiais de informação. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 1996.
Gabrito: C
46. Apoiar o processo decisório, trazer maior racionalidade às decisões na organização e orientar as ações são funções gerenciais de:
(A) planejamento
(B) controle
(C) revisão
(D) desempenho
Análise: Acho que poderia ter confusão entre planejamento e controle. Quando o enunciado diz “maior racionalidade às decisões” mata a charada. Quadrinho que adoro com as vantagens do planejamento segundo Almeida.
Gabarito: A
47. A descrição clara e objetiva do que a unidade de informação deveria fazer em conformidade com as obrigações institucionais estabelecidas nos documentos que a formalizam, possibilitando o verdadeiro conhecimento do seu campo de ação, denomina-se:
(A) missão
(B) mandato
(C) proposta
(D) meta
Análise: A pegadinha aí era a confusão com missão. Dei essa dica para os meus alunos do Preparatório Santa biblioteconomia era importante saber as etapas de formulação do planejamento estratégico (Roteiro de Bryson) Nos 2 livros de planejamento indicados no edital “Bibliotecas como organizações” e “Planejamento estratégico”
1.Mandato
2.Missão
3.Análise do ambiente externo
4.Análise do ambiente interno
5.Questão estratégica
6.Obstáculos
7.Proposta estratégica
A Missão seria a determinação do propósito da organização e sua razão de existir! (Página 63)
BARBALHO, C.R.S.; BERAQUET, V.S.M. Planejamento estratégico para unidades de informação. São Paulo: Polis: Associação Paulista de Bibliotecários, 1995.
Gabarito B
48. A UNESCO, juntamente com a IFLA, propôs diretrizes para um programa, cujo objetivo era reunir e tornar disponíveis os registros da produção bibliográfica de todos os países. Esse programa, que concretiza o ideal do acesso de todos os cidadãos ao conjunto do conhecimento universal, é denominado:
(A) UNISIST
(B) PGI
(C) NATIS
(D) CBU
Análise:
CAMPELLO, B. Introdução ao controle bibliográfico. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2006.
Gabarito: D
49. O instrumento que reune e preserva toda a produção intelectual do país, garantindo acesso ao patrimônio cultural, sem qualquer julgamento, seja de ordem moral, política, artística ou literária sobre o valor intrínseco dos materiais, em termos gerais, é o:
(A) depósito legal
(B) controle da documentação
(C) intercâmbio internacional
(D) conteúdo informacional
Análise: Segundo o site da biblioteca nacional:
“O Depósito Legal é definido pelo envio de um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, por qualquer meio ou processo, segundo as Leis N. 10.994, de 14/12/2004 e 12.192, de 14/01/2010. Tem como objetivo assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira, visando à preservação e formação da Coleção Memória Nacional. Nele estão inclusas obras de natureza bibliográfica e musical.” Fonte: https://www.bn.br/biblioteca-nacional/deposito-legal
Gabrito: A
50. O resultado do trabalho intelectual de estudiosos e pesquisadores é comunicado, geralmente, através de algum tipo de publicação. O conjunto desses registros vai formar:
(A) o guia de literatura
(B) a publicação técnica
(C) a literatura científica
(D) o índice de citação
Análise: Segundo o Dicionário de biblioteconomia Literatura Científica é ” Conjuntos de documentos relativos a uma ciência em particular.”
O guia de literatura: (Lista de literatura também)” listagem ou bibliografia concisa, feita para promover material bibliografico para fins educacionais ou de lazer, lista de livros renomados”
Gabarito: C
51. As cópias dos trabalhos aceitos pela comissão organizadora dos encontros científicos, distribuí- das antes do evento às pessoas inscritas, são chamadas:
(A) proceedings
(B) preprints
(C) anais
(D) resoluções
Análise:
Fonte: dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia
Gabarito: B
52. Resultantes de trabalho em equipe feito em organizações de pesquisa e caracterizados pela autoria coletiva são sempre mais conhecidos e solicitados por meio da instituição que os produz. Essa descrição corresponde:
(A) às guias
(B) às normas
(C) aos resumos
(D) aos relatórios
Análise: Segundo Almeida “O relatório é um instrumento de marketing da biblioteca. É com base neles que a coordenação poderá definir metas para o sistema, elaborar e implementar projetos que integrados que correspondam às suas necessidades reais, captar recursos de entidades financiadoras ou patrocinadores, enfim gerir o sistema.”
E segundo o dicionário de biblioteconomia:
Gabarito: D
53. O escritório brasileiro encarregado do controle e da concessão de patentes e registro de marcas é a seguinte autarquia com sede no Rio de Janeiro:
(A) INSS
(B) INPI
(C) OMPI
(D) INEP
Análise: Quando vejo esse tipo de questão fico pensando o que passa na cabeça de quem montou a prova….. Gabrito: B
54. As revisões de literatura podem ser classificadas segundo o propósito, a abrangência, a função e o tipo de análise desenvolvida. Quanto ao propósito, as revisões de literatura podem ser:
(A) analíticas ou de base
(B) temporais ou temáticas
(C) históricas ou de atualização
(D) bibliográficas ou críticas
Análise:
CAMPELLO, B.S.; CENDÓN, B.V.; KREMER, J.M. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.
Gabarito: A
55. Na estrutura do livro, é considerado pós-textual o seguinte elemento:
(A) errata
(B) dedicatória
(C) anexo
(D) prefácio
Análise: Segundo a ABNT 14724 de trabalhos acadêmicos
Gabarito: C
56. O processo de tombamento de todo material adquirido, seja por compra, permuta ou doação, tem o nome de:
(A) agrupamento
(B) identificação
(C) marca
(D) registro
Análise: Quando o material chega na biblioteca e vai ser tombado é sinônimo de ser registrado. Gabarito D
57. Em uma biblioteca, permitir que as informações fluam eficientemente entre as fontes de informação e quem precisa de informações é a finalidade do seguinte setor:
(A) catalogação
(B) classificação
(C) referência
(D) tradução
Análise: O setor de referência é a ponte entre o conhecimento e o usuário. Gabarito C
58. Os catálogos organizados de acordo com um plano de classificação são chamados de:
(A) alfabéticos
(B) topográficos
(C) sistemáticos
(D) coletivos
Análise:
Sistematicamente (catálogo sistemático):
-
Com entradas de assuntos organizadas pelo número de classificação, e entradas de responsabilidade e/ou título organizadas alfabeticamente, em catálogos separados.
Definições baseadas nos capítulos 1 “Sobre catalogação e catálogo” e 8 “Os catálogos” do livro Catalogação no Plural de Eliane Mey e Naira Silveira.
Gabarito C
59. Efetuado o relacionamento entre conceitos, de forma indutiva/dedutiva ou relacional, eles vão aparecer no tesauro com a seguinte simbologia para relações de equivalência:
(A) USE
(B) TG
(C) TEP
(D) RT
Análise: USE é o termo escolhido entre os sinônimos ou quase
TG é o Termo Geral – Conotação mais ampla
TEP (Não existe)
RT ( não existe) o que existe pe o TR = Termo Relacionado
Gabarito A
60. O resumo que explicita sumariamente o documento é chamado de:
(A) crítico
(B) indicativo
(C) informativo
(D) analista
Análise: Segundo a NBR 6028 de resumos….
Gabarito B
61. As fichas remissivas, que são utilizadas para simplificar o acesso ao catálogo, podem ser das seguintes ordens:
(A) classificada ou alfabética
(B) técnica ou intelectual
(C) dedutiva ou indutiva
(D) analítica ou sintética
Análise:
Retirado do livro Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação (Página 202)
Gabarito B
62. O organismo principal de normalização mundial, que tem por objetivo favorecer e realizar o entendimento nos campos intelectual, científico, técnico e econômico, é a:
(A) GAP
(B) DSI
(C) FAO
(D) ISO
Análise: A Organização Internacional para Padronização ou Organização Internacional de Normalização, popularmente conhecida como ISO é uma entidade que congrega as diversas entidades de padronização/normalização de 170 países.
Para saber mais: http://www.iso.org/iso/home.html
Gabarito: D
63. Na indexação de assuntos, a etapa que envolve a conversão da análise conceitual de um documento num determinado conjunto de termos chama-se:
(A) tradução
(B) recuperação
(C) conteúdo
(D) esquema
Análise: 2 etapas de indexação segundo Lancaster : Análise conceitual e Tradução!
Gabarito: A
64. No que concerne a determinada necessidade de informação, avalia-se uma base de dados de acordo com critérios principais.Para aferir os itens que serão e os que não serão úteis, utiliza-se o critério da:
(A) previsibilidade
(B) cobertura
(C) recuperabilidade
(D) atualidade
Análise: Lancaster (página 29) aponta que “O axioma da previsibilidade, de Fugman, diz que o êxodo de uma busca num sistema de recuperação depende grandemente da previsibilidade com que é descrito temático, o que aponta a importância de coerência na indexação.
Gabarito: A
65. Conhecimento do mercado, normalização dos processos de trabalho, implantação de métodos objetivos de medidas e avaliações e melhora na direção interna das organizações é o conceito de:
(A) reorganização estrutural e funcional
(B) facilitação do processo decisório
(C) gestão de qualidade total
(D) racionalização das rotinas de trabalho
Análise: A única opção de fato que tinha um conceito era o gabarito.
“A Gestão da Qualidade Total (GQT ou TQM) é uma opção para a reorientação gerencial das organizações, que possui como pontos básicos: Foco no cliente; Trabalho em equipe permeando toda a organização; Decisões baseadas em fatos e dados”
Gabarito: C
66. A formação e desenvolvimento de coleções são compostos por diversas atividades que não podem ser consideradas isoladamente, mas como partes integrantes de um todo.Uma dessas atividades é:
(A) a avaliação das coleções
(B) a conservação do acervo
(C) o número de exemplares por título
(D) o estudo da comunidade
Análise: Na página 17 do livro “Bibliotecas como organizações” temos :
Não podia confundir com o esquema do Vergueiro! Era uma pegadinha mesmo!
(Esse o livro não está na bibliografia)
VERGUEIRO, W. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis, 1989.
Gabarito: D
67. O gráfico que procura representar, de maneira dinâmica e analítica, a sequência lógica das fases e etapa de um trabalho desenvolvido dentro de uma organização por meio de uma simbologia, constituindo-se no primeiro passo para a implantação da gestão de qualidade nas bibliotecas, a identificação de processos e atividades implícitas à sua estrutura, além da definição da maneira melhor e mais correta de executá-los, é o:
(A) organograma funcional
(B) fluxograma
(C) funcionograma
(D) organograma formal
Análise: Essa é uma questão bem batida, é bom saber. Também está no livro “Bibliotecas como organizações” Gabarito: B
68. A função responsável pelo controle da movimentação das coleções dentro e fora da biblioteca, expedição de avisos e penalidades é executada pelo seguinte setor:
(A) circulação
(B) orientação
(C) auxílio ao usuário
(D) divulgação de serviços
Análise: Movimento das coleções = Circulação. Gabarito: A
69. Quanto à forma de organização, para que um catálogo possa tornar-se de fácil consulta e manutenção simples, deve possuir determinadas qualidades. A inserção contínua de registros bibliográficos relativos a novas manifestações e itens incorporados ao acervo, exclusão de itens descartados ou perdidos e mudanças nas representações quando necessárias indica a seguinte qualidade:
(A) compacidade
(B) portabilidade
(C) flexibilidade
(D) praticidade
Análise: O catálogo tem que ser flexível!! Gabarito: C
70. Descrição bibliográfica, pontos de acesso e dados de localização são as três partes do processo de:
(A) catalogação
(B) registro
(C) descarte
(D) classificação
Análise: Mey fala essas caracteristicas da catalogação no livro “Catalogação no plural” Gabarito A
-
Agradeço o Thomaz e Fabi do grupo do concurso no facebook que levantaram as referências de várias questões que utilizei aqui.
A 51 não é B?
O resumo que explicita sumariamente o documento é chamado: Se na pergunta vem dizendo sumariamente, significa que o resumo explica tudo que contém no texto, ou seja a resposta B (Indicativo) estaria errada pois este resumo indica apenas os pontos principais. Consultando a norma 6028, creio que a resposta correta seria a resposta C (Informativo) que explica todo o texto dispensando consulta ao texto original.
Favor desconsiderar minha pergunta anterior, me equivoquei na pergunta !!!
Amada…o Resposta da questão número 51 é a letra B. 😉
Muito boa a análise! Nos ajuda muito a estudar com as referências….Valeu!