Separei algumas fontes de informação que vez ou outra aparecem nos concursos da área de biblioteconomia, não tem mistério, é sempre estar lendo sobre elas e realmente decorar os nomes. Minha dica básica é: entre nesses sites, procure identificar os responsáveis, quais áreas essas bases abrangem e o que oferecem.
Nas suas anotações de estudo faça um quadrinho separando por área e com palavras chaves que te ajudem a lembrar as informações principais, na semana de revisão você dá uma atenção especial. É o tipo de matéria que quem já trabalha na área tem uma certa vantagem por realmente lidar com mais frequência.
Geralmente em uma prova caem cerca de 2 ou 3 questões só sobre fontes de informação, o que pode fazer toda a diferença entre ser classificado ou não. Sei que existem matérias muito complexas e cheias de partes para estudar mais profundamente, porém uma boa estratégia é se garantir nos pontos dessas matérias que são pontuais, caem constantemente e não exigem um estudo tão intenso.
O que é super comum é perguntarem sobre essas fontes abaixo é o que significa a sigla, ou mesmo a área de atuação. Também é comum em concursos perguntares se uma base de dados oferece texto completo ou apenas abstracts.
Anota aí:
Bases de dados referenciais: Encaminham ou orientam o usuário para outra fonte, que pode ser um documento, uma instituição, ou um indivíduo, a fim de obter informações adicionais, ou conseguir o texto integral do documento.
Base de dados de fonte: Contém dados originais e constituem um tipo de documento eletrônico. Podem ser agrupados segundo seu conteúdo.
Mais uma dica de fontes de informação e a área:
REPIDISCA – Engenharia Sanitária e Meio Ambiente.
Obrigada, vou adicionar na lista! (: