A dica de estudo hoje é sobre catalogação, várias questões cobram esses conceitos:
Clareza: significa que a mensagem deve ser compreensível aos usuários. Por exemplo, se estivermos em uma biblioteca infanto-juvenil, os termos representativos dos assuntos deverão adequar-se a seu público: PÁSSAROS (e não ORNITOLOGIA).
Precisão: Significa que, no código utilizado, cada informação só pode representar um único dado ou conceito, sem dar margem a confusão entre as informações. Por exemplo, 1984 como data de publicação só pode identificar a data de publicação: Rio de Janeiro, Editora x, 1984.
Integridade: significa fidelidade, honestidade na representação, transmitindo informações passíveis de verificação. Por exemplo, se não há certeza da data de publicação, o catalogador acrescenta um ponto de interrogação [?], indicando sua dúvida: Ex.: Rio de Janeiro: Editora X, [1975?].
Lógica: significa que as informações devem ser organizadas de modo lógico. Por exemplo, na descrição do item, vai-se do mais importante (título e autor) para o mais detalhado (dados de publicação e paginação, entre outros).
Consistência: a mesma solução deve ser sempre usada para informações semelhantes.