Análise de prova – CEFET – RJ 2014

Vamos analisar essa provinha ? Foi aplicada no dia 1/06 e tinha vagas para diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro . AQUI você pode conferir a prova e o gabarito.

26 Ao descrever a missão profissional do bibliotecário, Ortega y Gasset propõe que o bibliotecário seja um “filtro que se interpõe entre a torrente de livros e o homem”. Nesse contexto, a literatura em Biblioteconomia consagrou essa proposição e atribuiu a Ortega y Gasset a imagem do bibliotecário como um:

(A) educador social e ambiental
(B) agente de transformação social
(C) gestor da informação e do conhecimento
(D) arquiteto da informação em ambiente web
(E) mediador entre a informação e o usuário

Análise: Taí um livro que todo mundo deveria ler na faculdade mas acho que poucos fazem. Tem umas 50 páginas e é a transcrição de um discurso do Ortega. Acho que mesmo sem ler o livro seria uma questão “acertável”, o bibliotecário realmente nada mais é do que mediador entre a informação e o usuário .  Gabarito : E 

27 O processo de planejamento estratégico, desde a identificação do problema até o diagnóstico, conclui-se com um documento no qual se formalizam a missão, os objetivos, as políticas, as diretrizes, as metas e as estratégias. Nesse processo, à luz dos ambientes interno e externo,os gestores de unidades de informação devem compreender que a(s):

(A) análise do ambiente interno verifica pontos fortes e fracos numa situação de desvantagem operacional, em que os fracos podem ser corrigidos.
(B) análise do ambiente externo pressupõe a consideração de oportunidades e ameaças, que são forças incontroláveis pela unidade de informação.
(C) diretrizes permitem conduzir a unidade de informação aos objetivos desejados, definindo estratégias para o alcance das metas delineadas.
(D) estratégias são ações que alicerçam as políticas, as quais delimitam o percurso para o alcance dos resultados planejados, em determinado período de tempo.
(E) metas são orientações de caráter geral para alcançar uma situação desejada e subsidiam a tomada de decisão.

Análise: AQUI vai um slide sobre análise do ambiente externo e interno bem bacana! Por eliminação podemos acertar essa questão. Na alternativa A “desvantagem operacional” acho que não é a expressão correta… na C diretrizes normalmente vem da gerência da empresa, linhas gerais da política. Na D é a definição de metas e na E está falando das diretrizes. Gabarito : B

28 Ao catalogar um livro recém-publicado, o bibliotecário verificou que uma palavra grafada de modo incorreto constava do título, conforme mostrado a seguir:

Educação tecnologica : uma concepção em disputa

Considerou, então, registrar o título sem destacar o erro, mas corrigindo-o, apesar do fundamento de que o título deve ser transcrito tal como aparece no item.

Desse modo e, de acordo como o AACR2, o título foi indicado como:

(A) Educação tecnologica [!] : uma concepção em disputa
(B) Educação tecnol[ó]gica : uma concepção em disputa
(C) Educação tecnológica : uma concepção em disputa
(D) Educação tecnologica [i.e. tecnológica] : uma concepção em disputa
(E) Educação tecnologica [sic] : uma concepção em disputa

Análise: No AACR2 existem 2 regras importantes sobre esse item.

Regra 1.0.F Em uma área onde for necessária a transcrição do item, transcreva uma incorreção ou uma palavra com grafia errada tal como aparece no item.Coloque [sic] ou a abreviatura i.e logo depois da palavra incorreta, seguida da correção entre colchetes. Coloque entre colchete a letra ou as letras que estiverem faltando.

E

Regra 1.0G1. Acrescente acentos e outros sinais didáticos, omitidos nos dados encontrados na fonte de  informação , de acordo com o uso da língua empregada no contexto.

Ou seja, nesse caso como só falta o acento o AACR2 manda que coloque o acento e só. Simples assim. Pegadinha das boas essa questão!

Gabarito: C

29 No processo de seleção e aquisição, o bibliotecário viu-se diante da necessidade de verificar a ocorrência e o número de itens sobre determinado assunto, na biblioteca sob sua gestão. Considerando que a biblioteca adota o sistema de localização relativa, mesmo para os diferentes tipos de materiais, o bibliotecário utilizou, para aquela verificação, o catálogo:

(A) decisório
(B) topográfico
(C) biobibliográfico
(D) de assuntos
(E) de registro

Análise: No livro Catalogação no Plural a Mey no capítulo 8 fala sobre tipos de catálogos.

Decisório : Indispensável pois registra todas as decisões e suas justificativas, quanto a catalogação e ao catálogo. É organizado em ordem alfabética.

Topográfico: Apresenta as entradas ordenadas de acordo com o arranjo ou localização dos documentos nas estantes.

Biobibliográfico: É uma lista autorizada.

De assuntos: São os termos autorizados e também as fontes pesquisadas.

De registro: Catálogo ou livro onde se dá um número de patrimônio bibliográfico , ou de registro, a cada um dos volumes físicos de uma biblioteca.

Gabarito : B

30 Na catalogação de uma coletânea de autorias e títulos  diversos, publicada sob coordenação e título coletivo, em que todas as partes têm especial importância, embora não apareçam no restante da descrição, deve ser redigida nota específica, indicada no AACR2, como:

(A) Com:
(B) Inclui:
(C) Resumo:
(D) Conteúdo:
(E) Encadernado com:

Análise: Não achei a regra exata em que eles se basearam, mas na parte de música tem uma regra que se encaixa vejam só:

5.7B16 Conteúdo. Relacione as obras intituladas separadamente contidas no item. Acrescente(…) indicação es responsabilidade que não figurem na área do título e da indicação de responsabilidade. (…)

Acredito que a grande confusão dessa questão é você se confundir com a regra do Com: que é “5.7B21.Notas iniciadas com a palavra com. Se a área do título e da indicação de responsabilidade contiver um título que se aplica somente a uma parte de um item sem título coletivo e, portanto, mais de uma entrada é feita, redija uma nota iniciando pela palavra com: e relacione as outras obras intituladas separadamente no item, na ordem em que aparece.

Viram a diferença?

Gabarito: D 

31 As estatísticas de circulação proporcional por classes de assunto, relativas a determinado período, e a média de uso de coleções em classes de assuntos específicos, expressas com porcentagem dos totais respectivos, constituem um dos métodos de avaliação de coleções, no âmbito de sua circulação, denominado:

(A) incidente crítico
(B) estudo de demanda
(C) fator de uso
(D) índice de citações
(E) padrão de desempenho

Análise: No enunciado fala sobre “média de uso de coleções” quem leu com atenção já marcou sem pestanejar! Gabarito C

32 Há uma atividade do Serviço de Referência presencial ou virtual de determinada biblioteca, que consiste na promoção contínua,  por meio de clippings e sumários correntes, de informações relativas ao seu acervo, que são baseadas em interesses verificados em perfis de usuários reais. Essa atividade denomina-se:

(A) aquisição planificada
(B) comutação bibliográfica
(C) recuperação da informação
(D) serviço de alerta
(E) levantamento bibliográfico

Análise: No serviço de alerta a biblioteca manda a seus usuários informações sobre o acervo que possam ser de interesse. Não confundir com DSI que é mais específico ao estilo do usuário. Gabarito : D

33 Considere os seguintes autores e títulos:

SILVA, Ana Célia da. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático.
SILVA, Jair Batista da. Racismo e sindicalismo.
SILVA, Tomaz T. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação.
SILVA, Tomás. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do Currículo.

E o segmento da Tabela Cutter-Sanborn:
585 Silo
586 Silv
587 Silve

As notações equivalentes aos autores e títulos, segundo a tabela Cutter-Sanborn, acrescidas da identificação dos títulos, são:

(A) S585a – S585j – S585t – S585t
(B) S586a – S586j – S586t – S586to
(C) S586d – S586r – S586 – S586d
(D) S586d – S586r – S586a – S586d
(E) S587 – S587r – S587a – S587d

Análise: No livro ” CDU : Como entender e utilizar” o Sebastião de Souza  no capítulo 5 fala sobre Regras de Cutter , a 2 regra é : Quando não existir o número exato para o sobrenome , utiliza-se o mais próximo anterior. 

 

Sabendo essa regra, matou a questão. Gabarito : D

34 O repertório cuja compilação implica a descrição de textos em primeira mão, à vista do original, é a bibliografia:

(A) ativa
(B) exaustiva
(C) passiva
(D) corrente
(E) primária

Análise: Usou as palavras “primeira mão” e “original” já sabemos que é uma fonte primária. Gabarito: E

35 Ao selecionar materiais especiais de informação para uma biblioteca universitária, com previsão de alta demanda por usuários reais e potenciais, o bibliotecário elegeu as características físicas como critério relativo a aspectos adicionais do documento. Esse critério foi adotado por:

(A) relevar, em face do uso pretendido e das características dos usuários, a resistência e a durabilidade do material.
(B) considerar a contribuição potencial do documento a ser selecionado para a coleção já existente.
(C) possibilitar a análise dos paratextos incluídos e sua contribuição para o melhor uso do documento.
(D) viabilizar a identificação de edições alternativas, com custos mais compensadores para a biblioteca.
(E) contribuir para a verificação da diversidade tipológica de publicações em determinada área de interesse.

Análise: Características físicas levam fatores de uso, resistência e durabilidade. Gabarito: A
36 Segundo a NBR 14724, da ABNT, na estrutura de um trabalho acadêmico, constituem elemento opcional e elemento obrigatório, respectivamente, o:

(A) apêndice e a epígrafe
(B) índice e a capa
(C) sumário e a lista de ilustrações
(D) resumo em língua estrangeira e as referências
(E) resumo na língua vernácula e a folha de aprovação

 

Análise:  Esses são os elementos obrigatórios e e opcionais. Decorar! Gabarito : B

ABNT

37 Segundo a NBR 15287, da ABNT, na estrutura de um projeto de pesquisa, constituem elemento opcional e elemento obrigatório, respectivamente, a:

(A) capa e o sumário
(B) folha de rosto e o apêndice
(C) lista de tabelas e o glossário
(D) lista de ilustrações e o anexo
(E) folha de aprovação e as referências

 

Análise: O grande lance dessa questão é que muitos podem confundir com a NBR de trabalhos acadêmicos. Mas realmente em projeto de pesquisa a capa é opcional. Gabarito : A

38 As bibliotecas universitárias, teoricamente, estão mais engajadas na busca por melhorias na qualidade da prestação de seus serviços via web. Para isso, essas bibliotecas apoiam-se no planejamento estratégico e na:

(A) gestão participativa
(B) gestão de conteúdo
(C) disseminação da informação
(D) estratégia de busca
(E) recuperação da informação

Análise: Essa questão foi retirada desse artigo AQUI . Sempre bom dar uma lida em artigos. Na imagem vocês podem ver que foi copiado e colado literalmente.  Gabarito : A

Bibliotecas universitárias

39 Um bibliotecário, fundamentado pela teoria da classificação, dividiu uma classe em subdivisões menores e sucessivas. Para tal, ele não omitiu nenhum nível nem se esqueceu de tomar para base da divisão importantes  características. Sendo assim, verifica-se que o princípio de classificação por ele aplicado nessa situação foi o da:

(A) ordenação
(B) modulação
(C) exclusividade
(D) interdependência
(E) sequência útil

Análise: Achei essa questão bem difícil. Aí vai o conceito de Ranganathan que é o gabarito , achei AQUI.

Cânon da Modulação: Uma cadeia de classes deve compreender uma classe em cada passo da subdivisão. Isso significa que não se deve pular passos ao estabelecer uma cadeia de classes. Por exemplo, a classe de Instituições culturais não pode ter como passo imediato na cadeia a classe Bibliotecas públicas; é preciso introduzir entre ambas a classe Bibliotecas. Este cânon é muito importante na elaboração de qualquer sistema de conceitos, seja ele uma tabela de classificação, um tesauro ou uma taxonomia. A observância a este princípio possibilita que cada passo da subdivisão de uma classe fique explícito através de um conceito. Entretanto, com o advento dos índices automáticos, que permitem acesso à base de informação, algumas taxonomias só apresentam na tela os conceitos, em uma cadeia, que possuem informação agregada. Desta forma, no exemplo acima se não existir nenhuma informação sobre o conceito Biblioteca, este conceito não estará presente, mas é necessário, na elaboração, ter em mente que existem diferenças entre instituições como bibliotecas e arquivos, por exemplo. Alguns sistemas, inclusive, respeitando o cânon da modulação, apresentam conceitos com grafia diferente para informar que eles seriam apenas “termos agrupadores”, ou seja, estão presentes apenas para evidenciar a hierarquização dos conceitos, não sendo adotados como termos de indexação, mas permitindo consistência conceitual entre as classes de conceitos.

Gabarito : B

40 Na Classificação Decimal Universal, as tabelas podem sofrer diversos tipos de reformulações. A expansão é a reformulação de uma tabela além dos limites assinalados pelo esquema de classificação, mediante a criação de novas facetas e de novos níveis de subdivisão. A expansão pode ser por:

(A) aglutinação, interpolação e atração
(B) extensão, extrapolação e intrapolação
(C) integração, justaposição e composição
(D) combinação, intensão e interseção
(E) interação, imersão e dissecação

Análise:  No livro ” CDU : Como entender e utilizar” o Sebastião de Souza  no capítulo 4  aborda essa questão.

10387032_725584500841424_838929342037554679_o

Gabarito: B

41 A necessidade de instrumentos mais sensíveis de medição, capazes de identificar e de registrar elementos relativos à qualidade, fez com que um grupo de bibliotecários desenvolvesse e implementasse, em 2002, uma avaliação apoiada numa metodologia chamada SERVQUAL, já adotada por outras bibliotecas. As 5 dimensões analisadas por esse modelo são: tangibilidade, confiabilidade, receptividade, além de:

(A) satisfação e rapidez
(B) flexibilidade e credibilidade
(C) razoabilidade e reciprocidade
(D) ambiente e feedback
(E) garantia e empatia

Análise: Retirei desse artigo AQUI, uma tabela que pode ajudar nessa questão.

Modelo

Gabarito: E

42 Numa biblioteca, a indexação realizada de maneira mais específica resultará em uma recuperação da informação com níveis de revocação menores e com um índice maior de

(A) precisão
(B) coerência
(C) exaustividade
(D) estratégia de busca
(E) tempo de resposta do sistema

Análise: Quanto maior a especificidade maior a precisão. Ensinamentos de Lancaster. Gabarito: A

43 A criação de um sistema cooperativo abrangente, operando integralmente na internet, com vistas a criar mecanismos de acesso livre à informação científica, para uso da comunidade brasileira em C&T, é uma proposta da(s) Biblioteca(s):

(A) Digital Brasileira
(B) Digital de Teses e Dissertações
(C) Nacional sem Fronteiras
(D) Acadêmicas
(E) e dos Arquivos Digitais

Análise: Não entendi essa questão.  No site do BDTD AQUI, está escrito que “A BDTD foi desenvolvida no âmbito do programa da Biblioteca Digital Brasileira, com apoio da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep).” Ok, mas esse programa em si não é uma biblioteca, não se encaixa na questão e colocaram como se esse fosse o gabarito. Não teve alteração de gabarito e nem anulação da questão. Muito estranho. Gabarito : A

44 Saber ouvir, ter prazer em se comunicar, mostrar-se disponível, apresentar curiosidade, criatividade, iniciativa, abertura de espírito, discrição e adaptabilidade são características do profissional de referência relativas às

(A) habilidades técnicas
(B) competências técnicas
(C) competências teóricas
(D) atitudes e à personalidade
(E) qualidades intelectuais e comportamentais

Análise: Essa questão eu achei citações do autor que falou isso. O artigo em si não. Mas aí vai a Referência

PIMENTA, Márcia Tereza da Rocha. Internet: fator de apoio ou promessa de  enfraquecimento do serviço de referência em bibliotecas? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA  INFORMAÇÃO, 2002, Fortaleza. Anais… Fortaleza In, 23 a 28 jun. 2002. 10p. 1CD-ROM.

Pimenta

Print da página 49 dessa dissertação AQUI. Gabarito: E

45 Para o êxito do projeto de uma rede de referência virtual, é indispensável divulgar a rede junto aos usuários potenciais. Cada biblioteca parceira coloca em sua página inicial um vínculo para o sítio ou endereço de correio eletrônico da rede e se empenha em fazer a sua promoção junto aos seus usuários. Considerando-se a redação do estatuto de uma rede de referência virtual, o item utilizado, nesse caso, é a:

(A) utilização
(B) confidencialidade
(C) visibilidade
(D) estrutura das respostas
(E) exaustividade das respostas

Análise: A única resposta possível quando se fala de divulgação no enunciado é visibilidade. Gabarito: C

46 Na construção de um plano de marketing, a definição do público-alvo, o dimensionamento do produto/serviço e o estabelecimento dos canais de comunicação estão relacionados à:

(A) revisão do plano
(B) definição de metas
(C) definição do plano tático
(D) determinação do mercado
(E) determinação das estratégias

Análise: Público-alvo = mercado em potencial . Gabarito: D

47 Criado pelo MEC/SESU, em novembro de 2004, tem o objetivo de permitir, através da internet, o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando uma biblioteca virtual à disposição de professores, alunos, pesquisadores e da população em geral. Essa descrição corresponde ao:

(A) Portal Domínio Público
(B) Portal Iniciativa de Acesso Livre à Informação Científica
(C) Consórcio de Periódicos Eletrônicos
(D) Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos
(E) Scientific Electronic Library Online

Análise: Texto copiado e colado do site do portal Domínio Público que você pode ver AQUI.Gabarito: A
48 O RSS é um termo abrangente que pode significar Rich Site Summary, RDF Site Summary ou Really Simple Syndication, dependendo da versão utilizada. Trata-se de termo da família XML, voltado especialmente para:

(A) elaboração de perfis de usuários
(B) seleção de recursos da internet
(C) análise, seleção e assinatura de bases de dados
(D) captura automática e distribuição de conteúdos de sítios Web
(E) envio automático de conteúdo específico para o desktop

Análise: Para saber mais sobre RSS  AQUI vai uma indicação .Gabarito: D

49 Um pesquisador utilizou uma metodologia de pesquisa qualitativa derivada indutivamente do estudo do fenômeno que representa. O fenômeno foi descoberto, desenvolvido e provisoriamente verificado por meio de sistemática coleta e análise de dados, que juntamente com a teoria possuíam relação recíproca. A metodologia utilizada pelo pesquisador foi a(o):

(A) bemetologia
(B) pesquisa-ação
(C) análise de rede
(D) teoria fundamentada
(E) estudo de caso

Análise: Questão difícil , pesquisando vi que essa teoria fundamentada é bem comum na área de enfermagem O.o Gabarito: D.

50 Segundo Kotler (1998), a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados alvos e atender às satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumidores/ clientes e da sociedade. A afirmação acima refere-se ao conceito de:

(A) rede de marketing
(B) marketing societal
(C) composto de marketing
(D) pesquisa de mercado
(E) variáveis comportamentais

Análise: Achei uma citação desse conceito do Kotler AQUI

marketing societal

 

Gabarito: B 

 

O que eu achei? Achei uma prova bem dentro dos padrões da Cesgranrio e que exigiu conhecimentos além dos autores/assuntos básicos. Gostei 😉

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Beijos

Thalita Gama

1 comentário em “Análise de prova – CEFET – RJ 2014”

  1. Léo Soares

    Ótima análise, Thalita.
    Fiquei apenas em dúvida sobre a questão 28. Conforme as regras do AACR2 expostas, pelo o que entendi, poderiam existir 2 respostas certas: 1- [Sic] e 2(a correta)- Acrescentar o acento.
    Fiz essa prova lá em Itaguaí, mas fui eliminado em conhecimento básico (português, legislação, matemática e informática).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Rolar para cima